A Operação Analógica no Ensino de História: usos e parâmetros para a Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JAENIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, Gabriel Henriques A-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-05-06T12:38:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-05-06T12:38:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-26-
identificador: dc.identifier.otherA Operação Analógica no Ensino de História_usos e parâmetros para a Educação Básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205992-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo analisar criticamente os usos da analogia no ensino de história. Para tanto, nossa reflexão partiu dos sentidos atribuídos por professores da educação básica acerca da presença desse recurso em suas aulas. Nossa abordagem teve como mote o seguinte questionamento: quais os limites e potencialidades epistemológicas dos usos da racionalidade analógica na constituição e transmissão do saber histórico escolar? A partir de uma reflexão que caminhou entre a teoria do pensamento histórico segundo Paul Ricoeur e a teoria da argumentação de Perelman-Tyteca, propusemos que a analogia seja compreendida como técnica argumentativa e ferramenta cognitiva para a reelaboração da narrativa histórica dentro da sala de aula. A partir da premissa de que os principais destinatários deste trabalho são os professores da educação básica, buscamos em uma rota propositiva, propor parâmetros crítico-reflexivos que estariam presentes na categoria ―operação analógica no ensino de história‖. Tal expressão comportaria o papel heurístico da analogia e o uso controlado do anacronismo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,44 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAnalogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidadept_BR
Título: dc.titleA Operação Analógica no Ensino de História: usos e parâmetros para a Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons