Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JAENIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA, Gabriel Henriques A | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-05-06T12:38:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-05-06T12:38:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Operação Analógica no Ensino de História_usos e parâmetros para a Educação Básica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205992 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo analisar criticamente os usos da analogia no ensino de história. Para tanto, nossa reflexão partiu dos sentidos atribuídos por professores da educação básica acerca da presença desse recurso em suas aulas. Nossa abordagem teve como mote o seguinte questionamento: quais os limites e potencialidades epistemológicas dos usos da racionalidade analógica na constituição e transmissão do saber histórico escolar? A partir de uma reflexão que caminhou entre a teoria do pensamento histórico segundo Paul Ricoeur e a teoria da argumentação de Perelman-Tyteca, propusemos que a analogia seja compreendida como técnica argumentativa e ferramenta cognitiva para a reelaboração da narrativa histórica dentro da sala de aula. A partir da premissa de que os principais destinatários deste trabalho são os professores da educação básica, buscamos em uma rota propositiva, propor parâmetros crítico-reflexivos que estariam presentes na categoria ―operação analógica no ensino de história‖. Tal expressão comportaria o papel heurístico da analogia e o uso controlado do anacronismo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,44 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Analogia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalidade | pt_BR |
Título: dc.title | A Operação Analógica no Ensino de História: usos e parâmetros para a Educação Básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GABRIEL DISSERTAÇÃO versão final PDF.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205992/2/GABRIEL DISSERTAÇÃO versão final PDF.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons