SINAIS DO TEMPO: CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE TEMPO HISTÓRICO EM LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO EM HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMattos, Camilla Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-05-06T23:50:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-05-06T23:50:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-22-
identificador: dc.identifier.otherSINAIS DO TEMPO: CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE TEMPO HISTÓRICO EM LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO EM HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205585-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo a construção de um material didático (sequência didática) voltado para o ensino de tempo histórico para surdos. Nesta seara operamos conceitualmente com quatro campos do conhecimento em especial: tempo histórico, surdez, linguagem e letramento. Para tanto, autores como Koselleck (2006, 2014), Ricoeur (1994), Lodi (2002, 2006, 2015), Lacerda (2006, 2013, 2014), Bakhtin (2011a, 2011b, 2014), Benveniste (1989, 1991) e Azevedo (2011, 2013, 2015a,2015b) atuam como a terceira pessoa no diálogo, fornecendo-nos pontos de vista e questões importantes para a construção deste trabalho. Neste sentido, entendemos como fundamental o respeito à cultura surda, sobretudo no que diz respeito à sua língua, a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Assim, todo o material histórico produzido nesta dissertação foi construído em Libras, de modo que os caracteres próprios desta língua, especialmente os aspectos de visualidade, determinando uma atenção especial voltada ao uso de materiais visuais, como iconografias e vídeos. Tendo estas preocupações como ponto de partida, construímos uma sequência didática articulada em quatro eixos: ferramentas do tempo, medição temporal, distinção entre tempo histórico e tempo natural e, por fim, permanências e rupturas no tempo. Ressaltamos que neste material todo o conhecimento histórico foi construído em Libras, com o auxílio de uma intérprete, possibilitando o letramento destes alunos surdos. Ainda, foram amplamente utilizadas imagens e vídeos, materiais estes que, devido ao caráter visual, acreditamos ser os mais adequados para o ensino de História para crianças surdas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,069 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTempo Históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdezpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Título: dc.titleSINAIS DO TEMPO: CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE TEMPO HISTÓRICO EM LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO EM HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons