Usos possíveis da História Local e do aprendizado das noções de temporalidade na construção do conhecimento histórico no ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JAENIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, André Luiz Correa da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-05-06T13:31:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-05-06T13:31:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-27-
identificador: dc.identifier.otherUsos possíveis da História Local e do aprendizado das noções de temporalidade na construção do conhecimento histórico no ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205584-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa investigou usos possíveis da História Local na construção de conhecimento histórico em alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, a partir da verificação de aprendizado sobre temporalidade. O objetivo principal se concentrou na relação entre o estudo do local, problematizado como espaço mais próximo da realidade do aluno, e as noções de tempo associadas às dinâmicas sociais presentes nos conteúdos ensinados nesta fase de escolaridade. A hipótese subjacente que permeia todo o trabalho, desde sua abordagem teórica até as proposições de utilização prática, diz respeito à estreita correspondência entre domínio das noções de tempo e ensino de história. A pesquisa inicialmente delimitou questionamentos na elaboração de conceitos sobre História Local presentes na historiografia, face aos desafios de interpretar as múltiplas formulações sobre o significado da passagem do tempo. Em um segundo momento, visando compreender melhor as interações entre o conhecimento prévio dos alunos sobre a história da sua cidade e as ideias desenvolvidas acerca da ação do tempo sobre a vida humana, a pesquisa incluiu o planejamento e execução de uma Unidade de Ensino com duas turmas de sexto ano. Este trabalho utilizou estratégias didáticas diversificadas, porém complementares, incluindo algumas práticas inspiradas em etnografia escolar, estudo de caso e atividades em forma de aula-oficina, levadas a efeito no início do ano letivo. Desta forma, foi possível evidenciar e analisar as impressões dos alunos acerca dos temas propostos, o nível de conhecimento sobre os conteúdos e as ideias referentes às várias modalidades temporais mobilizadas por eles. Na sua parte final, a pesquisa aponta possíveis usos para o ensino de História Local, incluindo também algumas proposições para professores de quinto ano. Esta dimensão propositiva engloba todo o trabalho descrito nesta dissertação, uma vez que a mesma está direcionada preferencialmente ao professor de sexto ano que poderá realizar um trabalho similar, tomando como referência as reflexões desta pesquisa, em todas as suas etapas teóricas e práticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent632 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento históricopt_BR
Título: dc.titleUsos possíveis da História Local e do aprendizado das noções de temporalidade na construção do conhecimento histórico no ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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