Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIAS, Luiz Márcio Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Rita Cinéia Meneses | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-30T23:20:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-30T23:20:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Algumas nuances do Modelo Epistemológico Dominante prescritas nos documentos oficiais para o ensino das Operações Aritméticas Básicas reveladas a luz da TAD | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205429 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresentaremos nesse texto um recorte de uma pesquisa maior, uma dissertação de mestrado, desenvolvida com o intuito de analisar os resultados da integração de Construtos Didáticos à prática dos professores no trabalho com as Operações Aritméticas Básicas, e para tal, o nosso alicerce teórico foi alguns elementos da Teoria do Antropológico do Didático. Nossa intenção, nesse estudo foi buscar respostas provisórias para o questionamento: “Como institucionalizar as contribuições de Construtos Didáticos – uma vez que, a incompletude opera na instituição escolar – a partir do trabalho dos professores, no 6° ano, quando ensinam as Operações Aritméticas Fundamentais?”. E nesse interim, realizamos um estudo histórico e epistemológico com o intuito de revelar algumas nuances do Modelo Epistemológico Dominante que impactam no processo de ensino e aprendizagem do objeto matemático investigado. Diante do exposto, esperamos que este trabalho possa contribuir com as propostas de ensino da matemática, e, desejamos também, suscitar outras pesquisas com o propósito referido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 728kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Operações Aritméticas Básicas. Teoria Antropológica do Didático (TAD). Modelo Epistemológico Dominante (MED). Ensino de Matemática. | pt_BR |
Título: dc.title | Algumas nuances do Modelo Epistemológico Dominante prescritas nos documentos oficiais para o ensino das Operações Aritméticas Básicas reveladas a luz da TAD | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós- Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional-Modelo Epistemológico Dominante.pdf | 728,99 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205429/2/Produto educacional-Modelo Epistemológico Dominante.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons