Algumas nuances do Modelo Epistemológico Dominante prescritas nos documentos oficiais para o ensino das Operações Aritméticas Básicas reveladas a luz da TAD

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFARIAS, Luiz Márcio Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Rita Cinéia Meneses-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-30T23:20:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-30T23:20:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherAlgumas nuances do Modelo Epistemológico Dominante prescritas nos documentos oficiais para o ensino das Operações Aritméticas Básicas reveladas a luz da TADpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205429-
Resumo: dc.description.abstractApresentaremos nesse texto um recorte de uma pesquisa maior, uma dissertação de mestrado, desenvolvida com o intuito de analisar os resultados da integração de Construtos Didáticos à prática dos professores no trabalho com as Operações Aritméticas Básicas, e para tal, o nosso alicerce teórico foi alguns elementos da Teoria do Antropológico do Didático. Nossa intenção, nesse estudo foi buscar respostas provisórias para o questionamento: “Como institucionalizar as contribuições de Construtos Didáticos – uma vez que, a incompletude opera na instituição escolar – a partir do trabalho dos professores, no 6° ano, quando ensinam as Operações Aritméticas Fundamentais?”. E nesse interim, realizamos um estudo histórico e epistemológico com o intuito de revelar algumas nuances do Modelo Epistemológico Dominante que impactam no processo de ensino e aprendizagem do objeto matemático investigado. Diante do exposto, esperamos que este trabalho possa contribuir com as propostas de ensino da matemática, e, desejamos também, suscitar outras pesquisas com o propósito referido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent728kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOperações Aritméticas Básicas. Teoria Antropológica do Didático (TAD). Modelo Epistemológico Dominante (MED). Ensino de Matemática.pt_BR
Título: dc.titleAlgumas nuances do Modelo Epistemológico Dominante prescritas nos documentos oficiais para o ensino das Operações Aritméticas Básicas reveladas a luz da TADpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós- Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons