Gestão na Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Liliane-
Autor(es): dc.contributor.authorCarramillo- Going, Luana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-12T01:57:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-12T01:57:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto _ Proposta de Ensino:Souzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205325-
Resumo: dc.description.abstractA proposta de ensino desenvolvida a partir da dissertação A Formação do Gestor no Curso de Pedagogia da Universidade Metropolitana de Santos, no Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental foi estabelecida como um curso de Lato Sensu intitulado Gestão na Educação Básica. Para embasar a construção da proposta de ensino a pesquisa percorreu duas etapas: a) análise do Projeto Pedagógico de Curso na UNIMES no que se refere à matriz curricular, acompanhando as reformas educacionais brasileiras durante o período estudado de 1993 a 2017 e verificou-se que, neste período, a formação do gestor no curso de Pedagogia apresentou uma redução quanto à carga horária; b) análise das respostas dos questionários e entrevistas submetidos a uma amostra de setenta e um sujeitos: gestores, docentes, discentes e egressos do curso de Pedagogia da UNIMES que atuam na Educação Básica, e constatou-se que, para os egressos, foi importante a consolidação dos saberes adquiridos no curso por meio da prática diária, mas que a formação do gestor, respeitando o mínimo das diretrizes curriculares vigentes à época, não se manteve em um patamar elevado em relação ao conteúdo disciplinar como um todo. O conjunto das dificuldades enfrentadas, foram os mais diversos, financeiro, administrativo, pedagógico, relacionamento interpessoal e também administração do tempo. O publico alvo é para gestores que atuam na educação básica da Região Metropolitana da Baixada Santista. O objetivo é de consolidar o desenvolvimento de competências do educador, por meio de aprofundar os conhecimentos acadêmicos em gestão, formando profissionais qualificados para atuarem na gestão escolar. Tem como meta formar equipes qualificadas de dirigentes educacionais com conhecimento sobre administração, financeiro, gestão democrática e relacionamentos interpessoais, atendendo às informações coletadas na pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent629KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Democráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação do Gestorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdministração Escolar.pt_BR
Título: dc.titleGestão na Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMP Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons