Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Liliane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carramillo- Going, Luana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-12T01:57:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-12T01:57:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto _ Proposta de Ensino:Souza | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205325 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta de ensino desenvolvida a partir da dissertação A Formação do Gestor no Curso de Pedagogia da Universidade Metropolitana de Santos, no Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental foi estabelecida como um curso de Lato Sensu intitulado Gestão na Educação Básica. Para embasar a construção da proposta de ensino a pesquisa percorreu duas etapas: a) análise do Projeto Pedagógico de Curso na UNIMES no que se refere à matriz curricular, acompanhando as reformas educacionais brasileiras durante o período estudado de 1993 a 2017 e verificou-se que, neste período, a formação do gestor no curso de Pedagogia apresentou uma redução quanto à carga horária; b) análise das respostas dos questionários e entrevistas submetidos a uma amostra de setenta e um sujeitos: gestores, docentes, discentes e egressos do curso de Pedagogia da UNIMES que atuam na Educação Básica, e constatou-se que, para os egressos, foi importante a consolidação dos saberes adquiridos no curso por meio da prática diária, mas que a formação do gestor, respeitando o mínimo das diretrizes curriculares vigentes à época, não se manteve em um patamar elevado em relação ao conteúdo disciplinar como um todo. O conjunto das dificuldades enfrentadas, foram os mais diversos, financeiro, administrativo, pedagógico, relacionamento interpessoal e também administração do tempo. O publico alvo é para gestores que atuam na educação básica da Região Metropolitana da Baixada Santista. O objetivo é de consolidar o desenvolvimento de competências do educador, por meio de aprofundar os conhecimentos acadêmicos em gestão, formando profissionais qualificados para atuarem na gestão escolar. Tem como meta formar equipes qualificadas de dirigentes educacionais com conhecimento sobre administração, financeiro, gestão democrática e relacionamentos interpessoais, atendendo às informações coletadas na pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 629KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do Gestor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Administração Escolar. | pt_BR |
Título: dc.title | Gestão na Educação Básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MP Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_Proposta de Ensino Souza.pdf | 628.41 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205325/2/PRODUTO_Proposta de Ensino Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons