EXCEL AVANÇADO: SEU EMPREGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missõespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Andre Luiz Seixas da-
Autor(es): dc.contributor.authorFranzin, Rozelaine de F.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-10T19:41:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-10T19:41:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-12-
identificador: dc.identifier.otherOBJETO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO O VISUAL BASIC FOR APPLICATION - VBApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205263-
Resumo: dc.description.abstractEsse foi o produto final da dissertação de mestrado intitulada “Excel Avançado: seu emprego como recurso pedagógico para o ensino da Contabilidade de Custos”. Foi criado um objeto de aprendizagem para utilização em aulas de Contabilidade de Custos. A ferramenta foi desenvolvida com a utilização de programação dentro do Excel Avançado, usando Macros e o Visual Basic for Application (VBA). Até se chegar ao VBA, foram tentadas modelagens, utilizando a “validação de dados” e também a “condicional simples/composta SE”. No entanto, o VBA foi a única alternativa que se mostrou capaz de solucionar os questionamentos que deram origem a essa pesquisa. As dificuldades ou pontos negativos elencados nas propostas anteriores foram sanados pela utilização da ferramenta de programação existente no Excel. O VBA confirmou as expectativas iniciais como sendo uma opção poderosa nas mãos de quem a domina. Realmente, o que o Excel é capaz de fazer fica mais rápido ainda com a utilização das macros e do Visual Basic for Application. O processo ficou mais ágil e mais interessante para quem ministra e para quem assiste às aulas de Contabilidade. Essa terceira alternativa proporciona diversos aspectos positivos que justificam a sua escolha como solução para o problema apresentado no início da pesquisa. Os aspectos favoráveis podem ser elencados, iniciando pelo dinamismo que o programa passa a dar às aulas referentes a este conteúdo. Uma matéria que, em alguns estabelecimentos de ensino, ainda é ministrada, nos dias de hoje, mediante desenho de tabelas/ planilhas no quadro branco, ganha uma nova maneira de ser apresentada. Muito mais atual e identificada com o contexto vivido pelos alunos. Outro fato que deve ser considerado é o desafio imposto ao aluno. O foco de atenção sai da performance do professor e passa para o desempenho dos alunos. Dentro das salas de aula das faculdades, a faixa etária de maior incidência é a dos jovens. A existência de um limite de tentativas para resolução das tarefas, representada pelas vidas de cada aluno/jogador acaba por gerar uma motivação, por conta das comparações que os discentes farão. É provável que eles estabeleçam indicadores do seu próprio desempenho ao utilizarem o jogo na primeira vez e nas demais. Além disso, num passo adiante, a atuação dos colegas de atividade começará a ser confrontada com a sua própria execução da tarefa. Essa medição pode ser estabelecida pela quantidade de vidas que serão necessárias para a solução total dos problemas aventados. Quando os atores dessa cena pararem de perder vidas, a medição migrará para o tempo utilizado do início ao fim da realização da tarefa. Dessa forma, procurou-se ressaltar os pontos favoráveis à utilização da ferramenta. Também foram oferecidas sugestões alternativas para os aspectos entendidos como possíveis dificuldades ou empecilhos ao emprego da nova técnica. É sabido que existe, por parte de muitos, a reação negativa ao ter que sair da sua zona de conforto. Mas acredita-se que o benefício motivacional e cognitivo dos alunos não é comparável ao investimento de tempo dos educadores, técnicos e monitores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,82MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExcel Avançadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
Título: dc.titleEXCEL AVANÇADO: SEU EMPREGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA CONTABILIDADE DE CUSTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em ensino Científico tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons