Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Andre Luiz Seixas da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franzin, Rozelaine de F. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-10T19:41:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-10T19:41:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | OBJETO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO O VISUAL BASIC FOR APPLICATION - VBA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205263 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse foi o produto final da dissertação de mestrado intitulada “Excel Avançado: seu emprego como recurso pedagógico para o ensino da Contabilidade de Custos”. Foi criado um objeto de aprendizagem para utilização em aulas de Contabilidade de Custos. A ferramenta foi desenvolvida com a utilização de programação dentro do Excel Avançado, usando Macros e o Visual Basic for Application (VBA). Até se chegar ao VBA, foram tentadas modelagens, utilizando a “validação de dados” e também a “condicional simples/composta SE”. No entanto, o VBA foi a única alternativa que se mostrou capaz de solucionar os questionamentos que deram origem a essa pesquisa. As dificuldades ou pontos negativos elencados nas propostas anteriores foram sanados pela utilização da ferramenta de programação existente no Excel. O VBA confirmou as expectativas iniciais como sendo uma opção poderosa nas mãos de quem a domina. Realmente, o que o Excel é capaz de fazer fica mais rápido ainda com a utilização das macros e do Visual Basic for Application. O processo ficou mais ágil e mais interessante para quem ministra e para quem assiste às aulas de Contabilidade. Essa terceira alternativa proporciona diversos aspectos positivos que justificam a sua escolha como solução para o problema apresentado no início da pesquisa. Os aspectos favoráveis podem ser elencados, iniciando pelo dinamismo que o programa passa a dar às aulas referentes a este conteúdo. Uma matéria que, em alguns estabelecimentos de ensino, ainda é ministrada, nos dias de hoje, mediante desenho de tabelas/ planilhas no quadro branco, ganha uma nova maneira de ser apresentada. Muito mais atual e identificada com o contexto vivido pelos alunos. Outro fato que deve ser considerado é o desafio imposto ao aluno. O foco de atenção sai da performance do professor e passa para o desempenho dos alunos. Dentro das salas de aula das faculdades, a faixa etária de maior incidência é a dos jovens. A existência de um limite de tentativas para resolução das tarefas, representada pelas vidas de cada aluno/jogador acaba por gerar uma motivação, por conta das comparações que os discentes farão. É provável que eles estabeleçam indicadores do seu próprio desempenho ao utilizarem o jogo na primeira vez e nas demais. Além disso, num passo adiante, a atuação dos colegas de atividade começará a ser confrontada com a sua própria execução da tarefa. Essa medição pode ser estabelecida pela quantidade de vidas que serão necessárias para a solução total dos problemas aventados. Quando os atores dessa cena pararem de perder vidas, a medição migrará para o tempo utilizado do início ao fim da realização da tarefa. Dessa forma, procurou-se ressaltar os pontos favoráveis à utilização da ferramenta. Também foram oferecidas sugestões alternativas para os aspectos entendidos como possíveis dificuldades ou empecilhos ao emprego da nova técnica. É sabido que existe, por parte de muitos, a reação negativa ao ter que sair da sua zona de conforto. Mas acredita-se que o benefício motivacional e cognitivo dos alunos não é comparável ao investimento de tempo dos educadores, técnicos e monitores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,82MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Excel Avançado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Objeto de aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | EXCEL AVANÇADO: SEU EMPREGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em ensino Científico tecnológico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produtoandre.pdf | 481,35 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205263/2/produtoandre.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons