
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Édina de Fátima da Cruz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-09T16:44:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-09T16:44:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Édina 2018 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205202 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Entendemos que a EA é uma questão urgente e necessária e que envolve questões éticas, políticas, educacionais, culturais e econômicas. Preocupadas com esta demanda e refletindo acerca desta temática, buscamos, a partir de investigações locais e das necessidades apresentadas pela comunidade escolar, organizar e ofertar um curso de formação docente, para professores de duas escolas da rede pública do município de Telêmaco Borba - PR, com a finalidade de discutir sobre a EA numa perspectiva crítico-emancipatória, apresentar temas geradores e sugestões de atividades teórico-práticas que possam contribuir para a prática da Educação Ambiental. A partir destes momentos de investigação e intervenção, reunimos neste “Manual Docente” informações que envolvem as questões ambientais, contemplando embasamento teórico, sugestões de atividades envolvendo alunos, professores e pais, atividades extraclasse, links, sites e visitas, no intuito de contribuir para o direcionamento da prática do professor. Esperamos que este manual contribua para nortear a prática docente, promovendo ações que despertem nos educandos a consciência do respeito pelo meio em que estão inseridos e, ainda, o desejo de transformar e de cuidar deste de forma consciente, responsável e comprometida. Com isso, desejamos que as ações que poderão ser efetivadas a partir das sugestões aqui descritas possibilitem o comprometimento da comunidade como um todo. Nesse sentido, considerou-se de fundamental importância elucidar concepções de diferentes autores sobre a temática que sugerem uma prática coletiva numa perspectiva crítico-emancipatória envolvendo os sujeitos como protagonistas desta ação. As atividades aqui propostas foram fundamentadas nos livros Sustentabilidade e Educação: um olhar da ecologia política de Loureiro (2012), Meio Ambiente em cena, de Ferreira e Freitas (org.) (2012), Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania, de Loureiro; Layrargues; Castro (2005), Educação Ambiental crítica e Formação de Professores de Maia (2015). Algumas atividades e vídeos foram resultados de pesquisa em sites e links da internet, os quais enriqueceram e tornaram os momentos propostos mais reflexivos e interativos. É importante ressaltar, que não temos a pretensão de descrever aqui a ideia de algo pronto e acabado, mas sim a de provocar uma reflexão, despertar uma visão holística sobre o que nos cerca e de oferecer possibilidades que poderão ser utilizadas e adaptadas conforme a realidade local e, consequentemente, gerar outras iniciativas. Desejamos a todos uma boa leitura, reflexão e um ambiente mais alegre e saudável! | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 11,8 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional; Educação Ambiental Emancipatória; Manual pedagógico; Formação de professores em serviço | pt_BR |
| Título: dc.title | Manual Docente: A Educação Ambiental crítico-emancipatória em contextos escolares | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional Édina 2018.pdf | 12.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205202/2/Produto Educacional Édina 2018.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons