Manual Docente: A Educação Ambiental crítico-emancipatória em contextos escolares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Édina de Fátima da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-09T16:44:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-09T16:44:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Édina 2018pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205202-
Resumo: dc.description.abstractEntendemos que a EA é uma questão urgente e necessária e que envolve questões éticas, políticas, educacionais, culturais e econômicas. Preocupadas com esta demanda e refletindo acerca desta temática, buscamos, a partir de investigações locais e das necessidades apresentadas pela comunidade escolar, organizar e ofertar um curso de formação docente, para professores de duas escolas da rede pública do município de Telêmaco Borba - PR, com a finalidade de discutir sobre a EA numa perspectiva crítico-emancipatória, apresentar temas geradores e sugestões de atividades teórico-práticas que possam contribuir para a prática da Educação Ambiental. A partir destes momentos de investigação e intervenção, reunimos neste “Manual Docente” informações que envolvem as questões ambientais, contemplando embasamento teórico, sugestões de atividades envolvendo alunos, professores e pais, atividades extraclasse, links, sites e visitas, no intuito de contribuir para o direcionamento da prática do professor. Esperamos que este manual contribua para nortear a prática docente, promovendo ações que despertem nos educandos a consciência do respeito pelo meio em que estão inseridos e, ainda, o desejo de transformar e de cuidar deste de forma consciente, responsável e comprometida. Com isso, desejamos que as ações que poderão ser efetivadas a partir das sugestões aqui descritas possibilitem o comprometimento da comunidade como um todo. Nesse sentido, considerou-se de fundamental importância elucidar concepções de diferentes autores sobre a temática que sugerem uma prática coletiva numa perspectiva crítico-emancipatória envolvendo os sujeitos como protagonistas desta ação. As atividades aqui propostas foram fundamentadas nos livros Sustentabilidade e Educação: um olhar da ecologia política de Loureiro (2012), Meio Ambiente em cena, de Ferreira e Freitas (org.) (2012), Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania, de Loureiro; Layrargues; Castro (2005), Educação Ambiental crítica e Formação de Professores de Maia (2015). Algumas atividades e vídeos foram resultados de pesquisa em sites e links da internet, os quais enriqueceram e tornaram os momentos propostos mais reflexivos e interativos. É importante ressaltar, que não temos a pretensão de descrever aqui a ideia de algo pronto e acabado, mas sim a de provocar uma reflexão, despertar uma visão holística sobre o que nos cerca e de oferecer possibilidades que poderão ser utilizadas e adaptadas conforme a realidade local e, consequentemente, gerar outras iniciativas. Desejamos a todos uma boa leitura, reflexão e um ambiente mais alegre e saudável!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional; Educação Ambiental Emancipatória; Manual pedagógico; Formação de professores em serviçopt_BR
Título: dc.titleManual Docente: A Educação Ambiental crítico-emancipatória em contextos escolarespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino


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