Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UENP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferri, Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-08T13:18:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-08T13:18:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | PC_ PPGEN_UENP | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205142 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com o objetivo de contribuir com pesquisas que busquem atender necessidades e expectativas emergentes do Ensino de Computação na Educação Básica, nomeadamente, em propostas didático-pedagógicas que busquem apoiar os professores com estratégias e recursos para essa área de conhecimento, este produto educacional apresenta o resultado de um trabalho de investigação (vinculado ao mestrado profissional da Universidade Estadual do Norte do paraná) conduzido pela seguinte questão: como o ensino de programação de computadores pode contribuir para a construção de conhecimento dos alunos na Educação Básica? Assim, desenvolvemos nossa pesquisa e criamos um aporte teórico relevante sobre: Pensamento Computacional, ferramentas cognitivas, Micromundos, Plataformas Computacionais de apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos, Sequências Didáticas e SuperLogo. Com o corpus de uma pesquisa organizado, desenvolvemos uma proposta de Sequência Didática para desenvolver o Pensamento Computacional nos alunos da Educação Básica por meio do uso da plataforma de computação intitulada SuperLogo. Esta Sequência Didática de apoio aos professores está disponível juntamente a outros recursos como vídeos, fotos, e textos sobre o Pensamento Computacional em um website na Internet. A validação da Sequência Didática foi efetuada com 53 alunos da Educação Básica em um projeto de contra-turno e apresentamos os resultados da apropriação do conhecimento por meio de uma Análise Textual Discursiva (ATD). Por fim, conseguimos aferir resultados positivos por meio da análise dos dados. Constatamos uma melhora no raciocínio lógico dos alunos, na percepção com relacão à resolução de problemas, no pensamento sistêmico, na atenção, na concentração e em uma característica que não era esperada: na melhora na socialização entre os participantes desta pequisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,6 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Super Logo | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO COMPUTACIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PC_ PPGEN_UENP.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205142/2/PC_ PPGEN_UENP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons