ENSINO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO COMPUTACIONAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUENPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerri, Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-08T13:18:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-08T13:18:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-08-
identificador: dc.identifier.otherPC_ PPGEN_UENPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205142-
Resumo: dc.description.abstractCom o objetivo de contribuir com pesquisas que busquem atender necessidades e expectativas emergentes do Ensino de Computação na Educação Básica, nomeadamente, em propostas didático-pedagógicas que busquem apoiar os professores com estratégias e recursos para essa área de conhecimento, este produto educacional apresenta o resultado de um trabalho de investigação (vinculado ao mestrado profissional da Universidade Estadual do Norte do paraná) conduzido pela seguinte questão: como o ensino de programação de computadores pode contribuir para a construção de conhecimento dos alunos na Educação Básica? Assim, desenvolvemos nossa pesquisa e criamos um aporte teórico relevante sobre: Pensamento Computacional, ferramentas cognitivas, Micromundos, Plataformas Computacionais de apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos, Sequências Didáticas e SuperLogo. Com o corpus de uma pesquisa organizado, desenvolvemos uma proposta de Sequência Didática para desenvolver o Pensamento Computacional nos alunos da Educação Básica por meio do uso da plataforma de computação intitulada SuperLogo. Esta Sequência Didática de apoio aos professores está disponível juntamente a outros recursos como vídeos, fotos, e textos sobre o Pensamento Computacional em um website na Internet. A validação da Sequência Didática foi efetuada com 53 alunos da Educação Básica em um projeto de contra-turno e apresentamos os resultados da apropriação do conhecimento por meio de uma Análise Textual Discursiva (ATD). Por fim, conseguimos aferir resultados positivos por meio da análise dos dados. Constatamos uma melhora no raciocínio lógico dos alunos, na percepção com relacão à resolução de problemas, no pensamento sistêmico, na atenção, na concentração e em uma característica que não era esperada: na melhora na socialização entre os participantes desta pequisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,6 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuper Logopt_BR
Título: dc.titleENSINO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO COMPUTACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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