Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSociedade Brasileira de Educação Matemáticapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCazorla, Irene Mauricio-
Autor(es): dc.contributor.authorMagina, Sandra-
Autor(es): dc.contributor.authorGitirana, Veronica-
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Gilda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-06T12:31:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-06T12:31:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherhttp://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205102-
Resumo: dc.description.abstractO livro é composto por seis capítulos. No Capítulo 1, “A Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, buscamos posicionar a obra em relação aos conceitos básicos da Educação Estatística, tais como: Estatística; Educação Estatística; a Estatística para a cidadania e nesse o que entendemos por letramento estatístico; a Estatística para o pensamento científico e discutimos o conceito de competência estatística. Também apresentamos as fases da pesquisa estatística. No Capítulo 2, “A identificação do problema”, iniciamos nossa proposta de trabalhar a partir de projetos didáticos. Nesse sentido, escolhemos uma questão e buscamos resolvê-la ao longo do livro, isto é, desde a identificação do problema até o produto final, no caso um relatório, complementando os tópicos com exemplos pontuais. Discutimos a importância dos conhecimentos de outras áreas e a necessidade de se trabalhar de forma interdisciplinar, bem como os fatores que interferem na escolha do problema, tais como genuinidade, motivação, tempo didático, complexidade, adequação à faixa etária, conhecimentos prévios dos alunos, bem como as implicações pedagógicas das escolhas. Destacamos a importância da observação dos fenômenos, o delineamento de experimentos e a necessidade da coleta de dados. Nesse processo, enfatizamos a necessidade de despertar o espírito investigativo inato ao ser humano e que a criança tem por excelência, mas que muitas vezes se perde durante a escolarização. O Capítulo 3, “A coleta de dados”, é dedicado a questões inerentes à coleta de dados, no qual abordamos de onde se obtém os dados, definindo a população a ser investigada, apresentando o que é um censo e uma amostragem, e algumas de suas técnicas. Apresentamos diferentes dados, fontes de dados e procedimentos de coleta dos mesmos. Antes de apresentar a elaboração de instrumento de coleta de dados, trabalhamos o conceito de variável, sua classificação, operacionalização e a relação dessas variáveis com as questões de pesquisa. Discutimos o tipo de dado e a escala de mensuração, bem como as vantagens e desvantagens de se usar categorias definidas a priori e a posteriori e apresentamos vários exemplos de instrumentos de coletas de dados. Neste capítulo ainda fazemos considerações pedagógicas sobre como gerenciar uma turma de crianças em plena atividade de levantamento de dados, fazendo com que elas trabalhem motivadas, busquem bons métodos para coletar seus dados, sejam ativas e, ao mesmo tempo, não percam o foco nem se dispersem ao longo da atividade. O Capítulo 4, “O tratamento dos dados”, tem por objetivo apresentar os vários tipos de gráficos e tabelas. Nele discutimos sobre sua adequação segundo a natureza do dado coletado. Também apresentamos no capítulo as medidas de tendência central e a amplitude, como a mais rudimentar das medidas de variação. Aqui não nos limitamos apenas à descrição dos algoritmos e a apresentação de fórmulas, mas exploramos de forma intuitiva a lógica subjacente nesses procedimentos, bem como o significado dos resultados de cada medida, de cada representação. Lançamos mão de vários trabalhos publicados nesta área. O Capítulo 5, “A interpretação dos resultados”, dá ênfase à socialização dos resultados, isto é, à construção da argumentação sobre os resultados a partir dos dados coletados e organizados. Envolve-se aqui a escolha da representação que melhor comunica os argumentos, bem como a elaboração de um relatório. A título de conclusão tecemos algumas reflexões sobre a condução dos trabalhos numa pesquisa como a que propomos. No Capítulo, “Pesquisa experimental: o jogo da memória”, apresentamos uma atividade voltada inteiramente à prática da sala de aula envolvendo uma pesquisa experimental. Por fim, indicamos referências e sugestões de leituras. É nosso desejo que este livro proporcione aos educadores reflexões que os mobilizem na direção de olhar e trabalhar com Estatística de forma mais ampla e, ao mesmo tempo, mais focada no planejamento de ambientes e atividades ricas para o desenvolvimento do pensamento estatístico dos alunos do Ensino Fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,5Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstatísticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Título: dc.titleEstatística para os anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePedagogia e Licenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEstatísticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais