TARJA PRETA - UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM TURMAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, FERNANDA-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, ROGERIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-05T20:19:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-05T20:19:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherTARJA PRETA - UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM TURMAS DE LÍNGUA PORTUGUESApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205089-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno de atividades é a materialização de um projeto didático-pedagógico aplicado durante uma pesquisa em Educação vinculada ao Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Esse produto visa a contribuir para a (re)construção das identidades sociais d@s alun@s, por meio de propostas de aulas em Língua Portuguesa que problematizem a condição da mulher negra na sociedade brasileira, de modo a favorecer reflexões nos/as alunos/as e uma busca por mudanças na realidade marcada pela dominação de raça e de gênero a que são submetidas as meninas, jovens e mulheres negras. Tais atividades foram aplicadas a uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental regular de uma escola da rede municipal de Belford Roxo, mas podem ser aplicadas em outros anos do Segundo Segmento do Ensino Fundamental, desde que sejam considerados os níveis de inferência das questões e adaptadas a cada público, de acordo com o grau de complexidade e do que é previsto enquanto conhecimento prévio, de acordo com os documentos oficiais. As atividades deste caderno são focadas na leitura, na interpretação, na proposição de debates e de produções textuais. Todas as aulas foram planejadas para serem cumpridas em 1h 40min, mas podem ser adaptadas em função de cada realidade escolar. Todas as aulas e as atividades foram construídas com base na perspectiva da interculturalidade crítica, que visa à formação de cidadãos que sejam questionadores da realidade e que possam, por meio das reflexões provocadas, posicionar-se e tentar transformar a realidade em que vivem. Nessa perspectiva, há um sentido contra-hegemônico e de resistência, com atenção para ao problema estrutural-colonial-capitalista e uma intenção de transformar as estruturas que mantêm o poder. Sendo assim, a interculturalidade crítica é construída como uma pedagogia decolonial, que auxilia a visibilizar como se constroem as relações – de saber, ser, poder 1 SILVA, Fernanda Santos Vallim da. Contra as correntes: refletindo sobre identidades de gênero e de raça em aulas de Língua Portuguesa. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017. e da própria vida – totalmente distintas das atuais. Portanto, é um projeto que parte das ausências, questionando por que determinados conhecimentos são ocultados em detrimentos de outros, refletindo, por consequência, as estruturas de poder que ditam o que deve ou não ser valorizado, pesquisado e aparecer nos currículos escolares e de que forma deve vir. A interculturalidade por esse viés observa além do que lhe é mostrado, avaliando a forma como é mostrado e o que não é evidenciado. O caderno de atividades estrutura-se da seguinte forma: Bula Pedagógica, que apresenta um plano de aula e uma possibilidade de direcionamento para as atividades a serem desenvolvidas, seguido da Atividade-comprimido, sequência de exercícios de leitura, de interpretação, de debate, em alguns momentos, e de proposta de produção textual. Há a indicação do que se espera como resposta para os exercícios e do que se pretende verificar nas produções textuais, indicando possibilidades sobre o que deve ser avaliado. No entanto, os comentários sobre as questões e os textos servem para orientar @ professor@ e não para limitar sua atividade. É provável que haja mais interpretações não vislumbradas nas respostas esperadas. Ao final de cada aula, há uma sugestão de atividades que podem ser proposta para além da sala de aula, com intuito de mostrar para comunidade escolar o trabalho desenvolvido com a turma. Essa parte fortalece a postura d@s alun@s enquanto sujeitos capazes diversos textos e se expressarem no mundo e contribui para um despertar da escola para a temática. Por fim, comentários, críticas e sugestões sobre este material podem ser enviadas para o contato nandavallim@hotmail.com. É de extrema importância ter o retorno de possíveis benefícios este produto educacional tenha proporcionado ou de lacunas que possam ser repensadas e complementadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,84 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleTARJA PRETA - UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM TURMAS DE LÍNGUA PORTUGUESApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
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