Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, PATRICIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | KUPERMAN, ESTHER | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-05T20:12:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-05T20:12:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | SING AND THINK - O LETRAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE ATIVIDADES COM CANÇÕES E OUTROS TEXTOS MULTIMODAIS EM LÍNGUA INGLESA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205088 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno de atividades foi preparado para o uso do(a) professor(a) de Inglês e tem como objetivo o desenvolvimento do letramento crítico (LC) nos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da utilização de gêneros textuais multimodais em Língua Inglesa. Na elaboração deste produto educacional foi considerado o público heterogêneo e peculiar da EJA, formado por estudantes de diferentes faixas etárias, que convivem em um mesmo ambiente de ensino e que possuem uma bagagem cultural, que precisa ser valorizada nas interações dialógicas em sala de aula. O LC é a habilidade de ler um texto de maneira ativa e reflexiva com o intuito de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça na sociedade, levando em consideração a importância da participação do estudante na realidade que o envolve de forma crítica, estimulando ações sociais com justiça e igualdade (CERVETTI; PARDALES e DAMICO, 2001). Por meio de questionamentos acerca dos textos lidos, os estudantes-leitores têm a possibilidade de refletir sobre as diversas formas de dominação e de perpetuação das desigualdades social, econômica e cultural durante a leitura dos diferentes gêneros textuais a que eles têm acesso. Cada unidade deste caderno de atividades é interdependente das demais, sendo composta por uma canção, que constitui seu eixo central, e por textos multimodais (charge ou cartum, videoclipe e/ou vídeo curto), que se caracterizam pela utilização de linguagem verbal e não-verbal. Tais textos foram selecionados por conter uma relação de intertextualidade com a letra da canção que nomeia cada unidade. Para Murphey (1992), a música é altamente memorável, pois cria um estado de receptividade e descontração, além de atingir a esfera emocional do indivíduo e podendo ser utilizada para reforçar o aprendizado. Além disso, ela representa um ótimo recurso para trabalhar vocabulário, leitura e compreensão oral. A música na sala de aula dá oportunidade ao estudante de refletir sobre diferentes temas, além de despertar o gosto pela Língua Inglesa, pois ela está presente no seu cotidiano (ENGH, 2013). O gênero textual canção, bem como os demais textos, foram selecionados por abordarem o tema transversal: “pluralidade cultural” (BRASIL, 1998b; BRASIL, CNE/CEB no 01/2000), assunto relevante e urgente de ser tratado em nossa realidade brasileira. As atividades têm como objetivo incentivar o aluno a refletir acerca de temas relativos à cidadania, com questões que despertem o desenvolvimento do LC para a construção de uma sociedade que se preocupa com a coletividade. Nesse sentido, a escola se torna um espaço onde os estudantes questionam as condições sociais por meio do diálogo sobre assuntos significativos para a vida em sociedade. As atividades abrangem leitura, interpretação de textos, exercícios de vocabulário e compreensão auditiva da Língua Inglesa, além de questionamentos para reflexões e debates que prezem pela conscientização da diversidade humana e pelo diálogo nas resoluções de conflitos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,62 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | SING AND THINK - O LETRAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE ATIVIDADES COM CANÇÕES E OUTROS TEXTOS MULTIMODAIS EM LÍNGUA INGLESA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons