AMBIENTE VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE REDES E SABERES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, PATRÍCIA RODRIGUES CARVALHO DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorTAVARES, ELISABETH DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-05T20:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-05T20:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-05-
identificador: dc.identifier.otherPATRICIA_PRODUTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205087-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração do ambiente virtual de formação Redes e Saberes visa promover a integração entre as técnicas pedagógicas, os conteúdos disciplinares e as tecnologias por meio dos fundamentos representados no framework do TPACK. E assim, abrir espaço para que professores, estudantes e demais interessados compartilhem saberes docentes por meio da Internet. Além de ser um software livre, que não oferece custos para sua aquisição e implantação, o MOODLE ainda proporciona uma série de vantagens, tais como flexibilidade de tempo, comunicação síncrona e assíncrona, personalização e acesso não linear aos conteúdos disponibilizados. A participação no ambiente virtual de formação Redes e Saberes é gratuita, aberta a todos os interessados e pode ser efetivada mediante a um cadastro de inscrição no próprio link de acesso à sala. Pretendeu-se assim, garantir o cumprimento da premissa de que “uma das particularidades mais poderosas das tecnologias digitais é tornar a gratuidade uma possibilidade concreta” (FAVA, 2014, p. 199). A divulgação do ambiente virtual de formação Redes e Saberes começou a ser realizada com os docentes participantes da pesquisa. Posteriormente, o endereço foi compartilhado com os demais professores da unidade escolar pesquisada e com os colegas do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental e, em seguida, por meio de listas de emails de discussão na área da educação e no blog Redes e Saberes criado anteriormente pela autora como um pré-teste para a elaboração do projeto do produto final desta pesquisa. Assim, a sala Redes e Saberes busca ampliar o conhecimento docente por meio de formação, se utilizando da potencialidade da rede para compartilhar e cocriar novos saberes por meio da construção colaborativa, fornecendo subsídios para que os docentes sejam atores ativos em sua própria formação e na formação de seus pares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent618 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTECNOLGIASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFORMAÇAO DE PROFESSORESpt_BR
Título: dc.titleAMBIENTE VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE REDES E SABERESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMP PRATICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADOpt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons