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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BERALDI, GABRIEL | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MATTOS, FRANCISCO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-05T19:37:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-05T19:37:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | JOGO DOS FILÓSOFOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205083 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ser professor, sem dúvida alguma, é obter um novo aprendizado a cada dia. Nos deparamos cotidianamente com situações desafiadoras que exigem de nós criatividade, “jogo de cintura” e a adoção de diversas posturas com o objetivo de nos aproximarmos do nosso aluno, tendo sempre como finalidade a aprendizagem e a inclusão do mesmo. Nesse sentido, inclusão é uma palavra forte que permeia nossas relações no dia a dia da escola. A inclusão é, na verdade, uma necessidade humana. Aristóteles dizia que o ser humano é um ser social, por isso precisa estar incluído na sociedade, ser considerado cidadão, dotado de direitos e deveres, e de voz para expressar-se livremente, sem que isso exclua o outro de seu meio. Este Caderno de Atividades tem como objetivo apresentar o Jogo dos Filósofos, recurso lúdico criado a partir da observação e da necessidade por mim percebida de construir recursos específicos que se aproximem da realidade do aluno da Educação de Jovens e Adultos multisseriada. Esta inspiração teve sua semente plantada no ano de 2011 quando comecei a lecionar no Serviço Social da Indústria (SESI-RJ), o que me possibilitou trabalhar em diversas realidades agregando, assim, valores importantes à minha carreira. Lá pude, pela primeira vez, ter contato com a Educação de Jovens e Adultos. Apesar de até hoje ter a experiência de trabalhar com o Ensino Médio Regular, a EJA me cativou desde o início, sobretudo porque lá ela me foi apresentada em diferentes realidades, pois acontecia internamente na nossa escola, mas também dentro de comunidades carentes e de empresas. Obviamente, o contato com a diversidade foi rico e moldou o professor que sou hoje. Cada vez mais eu percebia que a aula que eu estava acostumado a dar já não servia. Era necessário repensar minhas práticas para poder dialogar diretamente com meu aluno. Além disso, deparei-me com uma outra realidade determinante. Juntamente com a EJA conheci a multisseriação, o que na época eu nem sabia o que era já que, no SESIRJ, as turmas da EJA são, todas elas, multisseriadas. Quando entrei pela primeira vez em uma sala de aula com alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio me perguntei: o que fazer? Apesar de toda capacitação que recebi percebi que o desafio é diário e que duas posturas seriam necessárias dali em diante: planejar e dialogar. O planejamento sempre é importante, mas muito mais nesta realidade. E o planejamento deve ser, mais do que nunca, dialógico, ou seja, em profunda atitude de compreensão da realidade dos alunos. Com o tempo fui percebendo que o aluno que procurava a nossa escola era trabalhador que, na maioria das vezes, chegava aos bancos escolares depois de um dia cansativo de trabalho. Além disso, ele estava escolarmente defasado, buscando recuperar o tempo perdido, muitas vezes, inclusive, com baixa autoestima em função do longo período afastado da escola. Percebi, portanto, que não poderia apenas repassar conteúdos cristalizados e sem contextualização com a vida dos alunos. Isso só os desanimaria cada vez mais podendo provocar até mesmo a evasão deles. Não haveria aí inclusão, mas exclusão. Segundo Paulo Freire, educar é um ato de amor. Como consequência, incluir também. O amor não é maçante, chato, mas traz alegria e felicidade. Dessa forma, concluí que a sala de aula precisava ser alegre e feliz e, por isso, tive a inspiração de incluir elementos lúdicos nas aulas. Este Caderno Didático, portanto, é resultado dessa inspiração. Aqui, será apresentado o Jogo dos Filósofos, seu processo de confecção, que por sinal é bem simples, e uma sequência didática como exemplo de aplicação. O objetivo é que, antes de tudo, este recurso sirva de inspiração para a construção de outros recursos semelhantes, mas também que possa ser replicado e adaptado por outras realidades que não a da EJA multisseriada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,04 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | JOGO DOS FILÓSOFOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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JOGO DOS FILÓSOFOS.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205083/2/JOGO DOS FILÓSOFOS.pdfDownload |
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