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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, VERONICA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, KATIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-05T18:48:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-05T18:48:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | E AÍ, CHLOÉ - CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205062 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Olá, professor! Olá professora! Esse caderno de orientações para professores e o livro E aí, Chloé? compõem um kit educacional dirigido a alunos e alunas do 6º ano do Ensino Fundamental, resultante de um trabalho de pesquisa desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro Brasil. A inspiração para escrever um produto educacional em forma de livro veio de outras produções que têm como foco o desenvolvimento de processos de autorregulação em diversos níveis de ensino entre as quais: As travessuras do Amarelo, de Rosário, Núnez & González-Pienda (2012); (Des)venturas do Testas: Testas para sempre, de Rosário (2014); Elpídio: Conversa sobre autorregulação da aprendizagem, de Azzi et al. (2013) e Cartas do Gervásio ao seu Umbigo Comprometer-se com o estudar na universidade, de Rosário, Núnez & González-Pienda (2012). Essas narrativas possibilitam aos alunos/leitores experienciar uma aprendizagem vicariante por meio das estórias apresentadas, além de aprender indutivamente um modelo autorregulatório que lhes permita refletir sobre e enfrentar, proficientemente, as suas experiências de aprendizagem. Considera-se, portanto, que os processos e as estratégias de autorregulação podem ser ensinados por modelos reais ou personagens fictícios, oferecendo informações e padrões informativos e educacionais. Os modelos presentes nas estórias são indutores de comportamentos autorregulatórios (ROSÁRIO et al, 2012, p.183). Assim, o produto educacional E aí, Chloé? é uma estória-ferramenta que tem como objetivo propor, de maneira indutiva, a utilização de estratégias autorregulatórias no processo de aprendizagem do francês. A teoria da autorregulação da aprendizagem (ARA) faz parte de uma série de construtos que constituem a Teoria Social Cognitiva (TSC), de Albert Bandura. Essa teoria, cujo princípio básico é a perspectiva da Agência Humana, discute o comportamento humano dentro da lógica da reciprocidade triádica: fatores pessoais, comportamentais e fatores ambientais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,70 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | E AÍ, CHLOÉ? CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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E AÍ, CHLOÉ - CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205062/2/E AÍ, CHLOÉ - CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES.pdfDownload |
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