DISCOVERING AND IMPROVING: RECURSO DIDÁTICO DIGITAL ADAPTÁVEL DE LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM DISLEXIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNESPOLI, MAYARA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, CHRISTINE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-05T17:52:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-05T17:52:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherDISCOVERING AND IMPROVING - RECURSO DIDÁTICO DIGITAL ADAPTÁVEL DE LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM DISLEXIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205042-
Resumo: dc.description.abstractDiscovering and Improving (Descobrindo e Aprimorando) é uma apresentação de slides com jogos e tarefas interativas, em que foram utilizados diferentes objetos de aprendizagem (OA) podendo ser adaptando possibilitando a outros professores o acesso e a possibilidade de customizá-lo de acordo com as dificuldades de seus alunos. Dessa forma, pretende-se que o professor possa inserir as novas tecnologias digitais de informação e comunicação à sua prática pedagógica de maneira a favorecer uma educação mais inclusiva. Sobre a utilização dos OA: O Objeto de Aprendizagem (OA) apresenta-se como uma vantajosa ferramenta de aprendizagem e instrução, a qual pode ser utilizada para o ensino de diversos conteúdos e revisão de conceitos. A metodologia com a qual o OA é utilizado será um dos fatores-chave a determinar se a sua adoção pode ou não levar o aluno ao desenvolvimento do pensamento crítico. (AGUIAR; FLÔRES, 2014, p. 12) Trata-se de um recurso didático digital que foi desenvolvido durante pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Hospedado em um site está à disposição de outros professores que queiram trabalhar as quatro habilidades de língua inglesa: listening, reading, writing e speaking (compreensão auditiva, leitura, expressão escrita e produção oral). Ele pode ser utilizado tal como foi elaborado ou que queiram modifica-lo de acordo a atender as especificidades de seus alunos. O recurso didático digital foi elaborado a partir da análise criteriosa de pré-testes baseados em exames internacionais de proficiência aplicados a uma aluna do 6º ano com laudo comprobatório de dislexia. É importante frisar que as observações realizadas enquanto a estudante fazia os testes bem como seus comentários também foram levados em consideração. Discovering and Improving é considerado um Recurso Educacional Aberto (REA) ou em Inglês, Open Educational Resources (OER), pois seu conteúdo estará disponível de forma libre e aberta, promovendo o (re)uso das tarefas desenvolvidas. Sobre isso Shank afirma que: A tremenda proliferação de materiais de aprendizagem on-line tem concorrido com o crescimento de recursos educacionais abertos (REA), que incluem todos os tipos de materiais de aprendizagem que estão licenciados para serem livremente disponibilizados para uso educacional e sem fins lucrativos. (2014, p.4) Assim, vale destacar que o recurso didático digital bem como esse guia foram planejados e elaborados para que professores possam mediar o processo de ensino-aprendizagem de alunos disléxicos, propiciando uma interação significativa de forma a explorar todas as funcionalidades e possibilidades de uso do recurso. Além disso, deve se considerar o apoio de leitura para esses aprendizes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleDISCOVERING AND IMPROVING: RECURSO DIDÁTICO DIGITAL ADAPTÁVEL DE LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM DISLEXIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons