Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade regional integrada do alto Uruguai e das missões | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Franzin, Rozelaine de Fatima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SMOLSKI, Luciana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Giordani, Estela Maris | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-05T17:14:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-05T17:14:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Geometria plana e espacial em Libras | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205028 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa discute a tradução para Libras de terminologias matemáticas na geometria plana e espacial como instrumento facilitador ao intérprete de sinais e ao professor de matemática, que trabalham com alunos surdos. Buscou-se identificar as terminologias matemáticas usadas na educação básica das escolas especiais para alunos surdos, bem como as nomenclaturas acerca dos conteúdos de geometria plana e espacial. Conferiu-se que, no Brasil, estudos mais aprofundados sobre a língua brasileira de sinais e educação de surdos, ocorreram a partir da década de 1980. Na década de 1990, teve início a proposta de educação bilíngue, mostrando a preocupação de estudiosos e pesquisadores na alfabetização de alunos surdos em Libras e Português. Atualmente a inclusão na escola de educação regular começa a se tornar realidade, exigindo que educadores busquem aperfeiçoamento na sua metodologia de ensino. Conforme as descobertas da neurociência, se o cérebro da criança surda não apresenta lesões ela é capaz de aprender tanto quanto qualquer outra criança ouvinte, mesmo subtraído o sentido da audição. A pesquisa caracterizase pelo cunho exploratório com que se apresenta à investigação das terminologias levantadas na literatura. O procedimento de coleta do material sobre os sinais de Libras e as metodologias de ensino-aprendizagem foi na forma de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, em três escolas de educação especial para surdos do RS, nas quais utilizou-se um questionário que foi respondido por professores de matemática de escolas especializadas no atendimento de alunos surdos. A análise indicou que, por mais empenho que se tenha nos dias atuais, para uma inclusão na escola regular de alunos com surdez, ainda existe uma carência em convencionar sinais de termos utilizados na disciplina de matemática e que todos os materiais didáticos que os professores têm disponível são voltados para a grande maioria de alunos que são ouvintes, tendo, assim, que ser adaptado para educandos com alguma necessidade especial. Mediante este mapeamento das terminologias matemáticas realizadas nas escolas pesquisadas constatou-se a necessidade de proposição de sinais para termos matemáticos em geometria plana e espacial que ainda não existem e, assim, se fez necessário a utilização dos classificadores para a comunicação e aprendizagem dos conteúdos supracitados pelos alunos surdos em sua interação com o professor de matemática e intérprete em sala de aula. Com base na pesquisa realizada, foi confeccionada uma web site denominada Geometria Plana e Espacial em Libras, na qual visa abordar maiores conhecimentos nesta área do conhecimento, bem como auxiliar professores de matemática e intérpretes de Libras no que tange a educação de surdos em geometria plana e espacial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,7 Mg | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Plana e Espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos. | pt_BR |
Título: dc.title | TERMINOLOGIAS MATEMÁTICAS NA TRADUÇÃO PARA LIBRAS: UM INSTRUMENTO MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | mestrato em ensino cientifico e tecnologico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | matemática | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DissertacaoLucianaSmolski.PDF | geometria plana e espacial em Libras | 2.74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205028/2/DissertacaoLucianaSmolski.PDFDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons