Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MONICA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VIEGAS, ANA CRISTINA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-05T15:25:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-05T15:25:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | CADERNO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ESTUDO DA POESIA NO ENSINO MÉDIO - SENSIBILIZAÇÃO E LEITURA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno de Atividade surgiu como resultado das pesquisas relacionadas ao estudo do letramento literário durante o Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica, oferecido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II - RJ (PROPGPEC). O estudo desenvolveu-se junto a alunos(as) da 1a. série do Ensino Médio, numa escola da zona norte da rede pública estadual do Rio de Janeiro, entre abril de 2015 a maio de 2017. Nossa proposta é dirigida principalmente aos(às) professores(as) de Língua Portuguesa que, diante do ensino de Literatura e especificamente daquele que se refere à poesia, ressentem-se da ausência de materiais e procedimentos metodológicos adequados aos jovens com os quais trabalham, considerando o imbricamento entre cultura e sociedade, à luz de um novo paradigma educacional, marcado pelos avanços tecnológicos e suas consequências nas relações humanas. Consideramos que o espaço escolar é ainda - e talvez o seja por muito tempo - o espaço privilegiado para a proposição de práticas e políticas que nos façam refletir sobre a relação intrínseca entre cultura e sociedade. Compreendemos que temos, como educadores(as), a tarefa - muitas vezes difícil - de dialogar com uma época repleta de desafios que instigam o sujeito a considerar cada vez mais o estudo das humanidades como um caminho possível para a superação de um conhecimento fragmentado, constituído ao longo de um modelo que perdura há muito. Tudo isso em favor de uma constituição humana ética, sensível e transformadora. Portanto, o material que apresentamos procura apontar para a realização de práticas didático-pedagógicas diferenciadas, que vocalizem o humano desses sujeitos em nossa sala de aula, possibilitando-lhes dominar as ferramentas cognitivas que os favoreçam na compreensão a respeito da relevância da função humanizadora da Literatura nos tempos atuais, por intermédio do ensino da poesia, e os instiguem a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, a partir da valorização do seu pensar e do seu sentir sobre os temas propostos. Defendemos, dessa maneira, a necessidade de investirmos na continuada formação estética desses jovens. Esperamos contribuir, por todo o exposto, com este paradigma educacional que emerge e que nos tem impelido a buscar novas práticas que resgatem a nossa condição de humanidade e afirmem uma racionalidade que nos fortaleça e nos reúna, e não que nos segregue e afaste. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,24 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | CADERNO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ESTUDO DA POESIA NO ENSINO MÉDIO: SENSIBILIZAÇÃO E LEITURA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons