CADERNO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ESTUDO DA POESIA NO ENSINO MÉDIO: SENSIBILIZAÇÃO E LEITURA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, MONICA-
Autor(es): dc.contributor.authorVIEGAS, ANA CRISTINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-05T15:25:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-05T15:25:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherCADERNO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ESTUDO DA POESIA NO ENSINO MÉDIO - SENSIBILIZAÇÃO E LEITURApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205024-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno de Atividade surgiu como resultado das pesquisas relacionadas ao estudo do letramento literário durante o Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica, oferecido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II - RJ (PROPGPEC). O estudo desenvolveu-se junto a alunos(as) da 1a. série do Ensino Médio, numa escola da zona norte da rede pública estadual do Rio de Janeiro, entre abril de 2015 a maio de 2017. Nossa proposta é dirigida principalmente aos(às) professores(as) de Língua Portuguesa que, diante do ensino de Literatura e especificamente daquele que se refere à poesia, ressentem-se da ausência de materiais e procedimentos metodológicos adequados aos jovens com os quais trabalham, considerando o imbricamento entre cultura e sociedade, à luz de um novo paradigma educacional, marcado pelos avanços tecnológicos e suas consequências nas relações humanas. Consideramos que o espaço escolar é ainda - e talvez o seja por muito tempo - o espaço privilegiado para a proposição de práticas e políticas que nos façam refletir sobre a relação intrínseca entre cultura e sociedade. Compreendemos que temos, como educadores(as), a tarefa - muitas vezes difícil - de dialogar com uma época repleta de desafios que instigam o sujeito a considerar cada vez mais o estudo das humanidades como um caminho possível para a superação de um conhecimento fragmentado, constituído ao longo de um modelo que perdura há muito. Tudo isso em favor de uma constituição humana ética, sensível e transformadora. Portanto, o material que apresentamos procura apontar para a realização de práticas didático-pedagógicas diferenciadas, que vocalizem o humano desses sujeitos em nossa sala de aula, possibilitando-lhes dominar as ferramentas cognitivas que os favoreçam na compreensão a respeito da relevância da função humanizadora da Literatura nos tempos atuais, por intermédio do ensino da poesia, e os instiguem a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, a partir da valorização do seu pensar e do seu sentir sobre os temas propostos. Defendemos, dessa maneira, a necessidade de investirmos na continuada formação estética desses jovens. Esperamos contribuir, por todo o exposto, com este paradigma educacional que emerge e que nos tem impelido a buscar novas práticas que resgatem a nossa condição de humanidade e afirmem uma racionalidade que nos fortaleça e nos reúna, e não que nos segregue e afaste.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,24 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ESTUDO DA POESIA NO ENSINO MÉDIO: SENSIBILIZAÇÃO E LEITURApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons