ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNORTH, THAIS-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, ADRIANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-05T15:06:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-05T15:06:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205022-
Resumo: dc.description.abstractA produção textual escrita na escola sofreu diversas transformações ao longo do tempo. Atualmente, no ensino médio, a tendência desse trabalho é seguir e estar a serviço dos vestibulares e do Enem, o que gera consequências negativas para o desenvolvimento de uma atividade prazerosa para os alunos. Acompanhando as concepções acerca da linguagem, essa prática deve ser entendida como uma forma de interação, uma vez que é interagindo que o ser humano se constitui como sujeito, ou seja, é através dessas relações que reflete sobre si próprio e o mundo ao seu redor. Sendo assim, o foco do trabalho não pode ser o produto final, a chamada “redação”, e sim o processo envolvido em sua elaboração, por isso a denominaremos “produção textual”, que ressalta muito mais seu caráter processual. Um dos grandes obstáculos a serem superados em relação a essa atividade é a falta de diversidade no trabalho com gêneros textuais em decorrência da subordinação aos exames que dão acesso às universidades. Logo, o texto dissertativo-argumentativo se torna o objeto de trabalho quase exclusivo em diversas salas de aula brasileiras. É importante destacar, no entanto, que os diversos gêneros fazem parte do cotidiano dos alunos, estando presentes nos espaços de convivência que frequentam (famílias, igrejas, mídias, grupos de amigos etc.), então devem ser abordados na escola, e não excluídos dela, resultando maior envolvimento dos alunos com essa prática. Portanto, esta sequência didática tem como objetivo ser uma ferramenta na tarefa de promover essa aproximação. As atividades contidas neste material pretendem estimular um posicionamento mais reflexivo que transmissivo, concebendo a sala de aula como um ambiente de interação verbal. Para alcançar tal propósito, o trabalho proposto se divide em três partes, que contemplam os elementos envolvidos na produção escrita de acordo com Antunes (2006, p. 171): conhecimentos linguísticos, de textualização e da situação em que o texto ocorre (ou do estatuto pragmático do texto). Além disso, cada parte conta com propostas de produção textual escrita, as quais adotam diferentes gêneros textuais. As atividades seguem o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004, p. 95-128), segundo os quais é “um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito.” Tal proposta envolve a apresentação de uma situação detalhadamente contendo uma tarefa de produção de texto de um determinado gênero. Em seguida, os alunos produzem um texto inicial, que é a oportunidade de o professor avaliar não só as capacidades alcançadas pelos estudantes até o momento mas também planejar tarefas que possam contribuir para seu desenvolvimento. Depois, são praticadas as tarefas, chamadas de módulos, a fim de que sejam instrumentos para o aprofundamento e domínio do gênero textual em questão. Por fim, há a produção final do texto, na qual é desejável que o aluno ponha em prática os conhecimentos trabalhados e, juntamente com o professor, avalie seu progresso. Esta sequência didática se dirige a professores do ensino médio, e pode ser adotada em qualquer série dessa etapa da escolarização. As atividades contidas no material foram produzidas a partir de uma pesquisa sobre produção textual escrita com alunos do 3º ano do ensino médio de duas escolas do Rio de Janeiro, que responderam a um questionário sobre essa prática dentro e fora do ambiente escolar e produziram um texto. A partir de suas colocações e maiores dificuldades apresentadas, foi possível chegar a um inventário de ações que deveriam ter um maior enfoque na sala de aula. Essas ações se traduziram em práticas envolvendo textos (verbais e não verbais), filmes e outras formas de produção de cultura, as quais pretendem ser uma opção de trabalho cativante em relação à produção de textos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent891 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
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