CADERNO PEDAGÓGICO: IMAGENS QUE CONTAM, COMO CONTAM? ORIENTAÇÕES ÀS (AOS) DOCENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO VISUAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACIEL, ALDA-
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, ANA CAROLINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-05T16:04:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-05T16:04:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherCADERNO PEDAGÓGICO IMAGENS QUE CONTAM, COMO CONTAM - ORIENTAÇÕES ÀS (AOS) DOCENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO VISUALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204985-
Resumo: dc.description.abstractCaras professoras e caros professores, O presente caderno pedagógico é um produto educacional resultante de uma pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II - "Imagens que contam: a pedagogia dos multiletramentos na Educação Infantil". Este trabalho foi realizado no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lingua (gem) e Projetos Inovadores na Educação (GEPLIED), liderado pela Profa. Dra. Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel, cuja missão é elaborar projetos e gerar ações que promovam o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma Creche Municipal no Município do Rio de Janeiro e nosso caderno pedagógico, além das orientações aos profissionais, será composto por cinco atividades elaboradas a partir do livro imagético “O jornal”. Como sabemos, nas classes de pré-alfabetização é importante realizar o trabalho com múltiplas linguagens, estimular a criatividade, enriquecer as experiências, com tarefas relevantes e significativas (KATO, 2002). Nas atividades de contação de histórias a partir de imagens, por exemplo, a criança une a fantasia a elementos que traz da sua realidade. Assim, ela cria suas próprias narrativas, fazendo uso dos diversos recursos que o livro apresenta. O estudo sobre as diversas modalidades presentes, tanto nos textos orais quanto no texto escrito, torna-se cada vez mais necessário, pois as formas pelas quais os textos se apresentam, em especial os que trazem imagens, têm incorporado cada vez mais aspectos que os enriquecem. Como destaca Santos (2008), assinala-se, então, a relevância de expandir a abordagem dos textos multimodais, sua significação dentro de um contexto social e a necessidade de ampliar a leitura de textos que extrapolam o modo semiótico verbal.(SANTOS, 2008, p.84). Nesse sentido, a leitura em livro de imagens é importante para o desenvolvimento de um trabalho no qual a criança tenha participação ativa na leitura, com vistas a criar narrativas orais por meio do estímulo imagético. Consideramos que o contato da criança com a leitura acontece muito antes do seu ingresso nas classes de alfabetização e, com as novas tecnologias e recursos multimodais, este contato tem sido cada vez mais constante. Segundo Dionísio (2011, p.139), a multimodalidade é definida como “traço constitutivo do texto falado e escrito”. Portanto, um texto (oral ou escrito) multimodal é aquele que apresenta mais de uma representação, como: palavras, imagens, cor, gestos, entre outros. Como a Educação Infantil (EI) é um espaço privilegiado para o trabalho com os diversos sistemas semióticos, sobretudo a imagem, ao disponibilizar o nosso produto, esperamos ver diante de nós cada teoria sendo utilizada a favor da formação de sujeitos mais autônomos, críticos e criativos e que possamos usar o letramento visual e a contação de histórias em prol de um desenvolvimento infantil exitoso. Ademais, com os campos teórico e prático caminhando juntos, estamos em busca da valorização da prática docente e dos trabalhos planejados em seu cotidiano. Iniciamos a elaboração do produto a partir da opinião dos professores da unidade onde a pesquisa foi realizada. Acreditamos que para que um trabalho faça sentido é necessário saber se o mesmo é relevante e útil para quem vai ter contato direto com o material construído. Por isso, o questionário foi extremamente importante para os passos seguintes: a organização das atividades que resultou no produto e a teorização dos resultados da aplicação da atividade. Esperamos que o presente caderno pedagógico seja relevante para o seu trabalho. Que suscite o desejo de utilizá-lo para a promoção de atividades significativas para seus alunos, nas quais possam ser extraídas o registro de ricas narrativas que as crianças trazem. Nós, professoras e professores, temos o privilégio de apresentar muitas possibilidades para nossos alunos e aprender com eles, que o façamos de maneira coerente e comprometida e que possamos encarar a Educação Infantil como espaço privilegiado para isso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,63 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleCADERNO PEDAGÓGICO: IMAGENS QUE CONTAM, COMO CONTAM? ORIENTAÇÕES ÀS (AOS) DOCENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO VISUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
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