CADERNO DE ATIVIDADES: O TEXTO E O SEU CONTEXTO - A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDRAGO, VANESSA-
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, AIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-05T15:38:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-05T15:38:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherCADERNO DE ATIVIDADES O TEXTO E O SEU CONTEXTO - A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204983-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da pesquisa “A intervenção do professor na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental I”, com o foco direcionado para alunos do 2º ano dos anos iniciais, a partir das reflexões teóricas e da contribuição dos professores como sujeitos da pesquisa. A elaboração destas propostas pedagógicas estão vinculadas ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. O produto é um caderno de atividades voltadas à produção de textos coerentes, coesos e com marcas de autoria, de acordo com a faixa etária em questão, considerando a produção textual como instrumento de interlocução e prática discursiva na modalidade oral e na modalidade escrita da língua. Torna-se necessário diferenciar, inicialmente, um caderno composto por sequências didáticas de um caderno com atividades como sugestões pedagógicas. De acordo com Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004, p.82), a sequência didática é um “conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”. O processo da sequência didática ocorre durante as etapas propostas, sendo interligadas, constituindo uma progressão modular. É considerado um trabalho sistemático, que visa a um caminho específico e, como reitera Souza (2014, p.97), “a sequência didática vai do mais complexo passando pelo mais simples e retorna ao complexo, objetivando sempre o desenvolvimento de capacidades necessárias para o domínio dos gêneros”. Citamos também Zabala (1998), com sua definição para as sequências didáticas como “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos”. (ZABALA, 1998, p. 18) A distinção desses dois instrumentos é importante para a compreensão e para o uso do produto apresentado. Reconhecemos a importância do trabalho com as sequências didáticas no processo de ensino - aprendizagem, inclusive, destacando as fases que compõem a intervenção reflexiva (planejamento, aplicação e avaliação) para sua utilização e reforçamos que todas as práticas pedagógicas precisam da intervenção citada anteriormente. Por outro lado, o intuito é apresentar atividades que não representem uma sequência de etapas, que sejam independentes, sem uma ordem de aplicação. A intenção é dividir experiências por meio de práticas pedagógicas consideradas importantes para o trabalho com a produção escrita, de acordo com nossas concepções e com o referencial teórico apresentado. As atividades presentes no caderno envolvem as competências da oralidade, leitura e escrita de forma global, em uma relação de interdependência, tornando o trabalho com textos significativo, rico e dinâmico. Da interação leitor e autor nascem os textos, da necessidade de comunicar-se surge a habilidade de redigir e de contar histórias. Desse modo, o trabalho com a oralidade é importante para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Apresentamos sugestões práticas de experiências pedagógicas voltadas para a intervenção do professor na produção escrita dos alunos. Essas propostas não podem ser consideradas receitas prontas, mas contribuições a partir de situações que ocorreram em sala de aula e tiveram bons resultados e outras que foram elaboradas com base nas observações e relatos surgidos após o contato com os professores. Durante a elaboração do produto, ao selecionar as atividades, pensamos em uma intervenção na escrita que não se resumisse a momentos nos quais o aluno é obrigado a copiar o texto corrigido pelo professor. A intervenção à qual nos propomos deve pressupor o diálogo do professor com o aluno acerca dos equívocos ou impropriedades no texto. Consideramos atividades com intensa participação dos alunos, envolvendo recursos materiais dinâmicos, tais como utilização de jogo de tabuleiro, software educativo, fotos pessoais dos alunos, de forma que a escola insira em sua rotina atividades sociais, que estejam presentes na vida dos alunos fora do ambiente escolar. Dessa forma, esperamos que as atividades aqui relatadas possam contribuir para o trabalho em sala de aula e possibilitar a troca de experiências reais, vivenciadas, pois temos a carência de sugestões objetivas, de atividades didáticas que abordem teoria e prática dentro do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,94 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES: O TEXTO E O SEU CONTEXTO - A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
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