APRENDER A APRENDER ONLINE: DISCUTINDO AS TIC’S ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCHIOSSI, RENATA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, CHRISTINE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-05T14:34:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-05T14:34:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherAPRENDER A APRENDER ONLINE: DISCUTINDO AS TICs ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204982-
Resumo: dc.description.abstractAs tecnologias digitais fazem parte da vida humana. Todos utilizam as tecnologias, seja através do uso de um controle remoto, de um smartphone, das redes sociais. Porém, nem sempre o fazemos de forma “madura”, com um sentido e planejamento bem definidos, utilizando-as, muitas vezes, apenas como fonte de distração e diversão. As novas ferramentas tecnológicas têm amplo potencial para promover a Educação, aproximando o Ensino da realidade dos educandos. Cada vez, presenciamos iniciativas para modificar a dinâmica do ensino nas escolas, alinhando Tecnologia a Educação, visando atender as novas demandas educacionais. Hoje podemos espaços virtuais de aprendizagem, de dispositivos móveis que são verdadeiros computadores que cabem no bolso, de laboratórios de informática, de lousas digitais, enfim, de inúmeros recursos que podem trazer benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. A Internet vem ampliando as comunicações e oferecendo estratégias para tornar o ensino mais atrativo, possibilitando o uso de diversos recursos e ferramentas educacionais de maneira a tornar a aprendizagem significativa e envolvente, oferecendo diversas opções para que o estudante possa aprender de diferentes formas. Não podemos, assim, desconsiderar a influência destes novos recursos no cotidiano dos alunos. É preciso lidar com elas e torná-las elementos do processo de ensino-aprendizagem. Para que tais oportunidades sejam aproveitadas, é necessário que os professores saibam utilizar adequadamente tais avanços tecnológicos, visando melhorar suas práticas docentes, aproveitando as novas alternativas para inovar e complementar o Ensino. O uso das TIC’s possibilita aos professores o enriquecimento de suas práticas pedagógicas e despertam, nos estudantes, a busca pelo conhecimento de forma prazerosa e instigante. Com a finalidade de auxiliar os professores no processo da inclusão das TIC’s no Ensino, foi pensado o seguinte produto educacional, que consiste no planejamento, implementação e disponibilização de um curso para docentes da Educação Básica, oferecido em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) através da plataforma Moodle, hospedado no site http://renatamoodle.890m.com/. São oferecidos, por meio do curso, propostas práticas de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para que o professor tenha subsídios para utilizar, de diversas formas, as TICs em sala de aula, além de oferecer também material didático para que os professores reflitam sobre seu novo papel na sociedade da informação. Os professores e os alunos não precisam se defrontar e confrontar, muito pelo contrário, precisam aprender a trocar experiências e utilizar as mudanças de forma a beneficiar o processo de ensino-aprendizagem. Diante do novo paradigma educacional que presenciamos, com o advento da tecnologia, buscamos contextualizar as novas demandas da Educação do Século XXI, apresentando estratégias para transformar, de forma simples e eficaz, as TIC’s em ferramentas aliadas do professor. Um dos objetivos é oferecer recursos para uso dos professores, destacando a importância da elaboração de planejamentos adequados que apresentem objetivos claros e bem definidos para o trabalho docente. O curso está dividido em tópicos para serem cursados a qualquer momento e em qualquer lugar. São disponibilizados tutoriais, materiais, sites e recursos sobre as TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) de forma livre e gratuita. São apresentadas possibilidades concretas para seu uso em diferentes contextos, com a finalidade principal de motivar os professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro que atuam na Educação Básica a trabalharem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em suas práticas pedagógicas, oferecendo apoio e suporte pedagógico especializado. A escolha deste ambiente se justifica pelo fato de ser Open Source (livre, gratuito e aberto), construído com uma perspectiva construtivista que privilegia a investigação, colaboração e a possibilidade da criação de uma comunidade virtual de aprendizagem utilizando as funcionalidades e recursos disponíveis. Através deste AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), serão fornecidos subsídios para a compreensão, planejamento e desenvolvimento do potencial pedagógico das tecnologias na prática diária dos educadores, de forma que os docentes possuam subsídios para promover ações pedagógicas em benefício dos estudantes. A capacitação dos professores é essencial para que os mesmos se familiarizem com as novas tendências de aprendizagem e para que produzam projetos e recursos que possam ser utilizados em suas aulas e para atualização e desenvolvimento. Por meio das experiências propostas, o professor poderá enriquecer suas aulas com conteúdo digital e adotar, em sua ação docente, uma prática reflexiva, buscando manter-se atualizado em relação às tendências didático-pedagógicas. O programa do curso é atual e interativo, incentivando os docentes a assumirem uma atitude proativa em busca do conhecimento e na construção do saber, competências fundamentais para a formação ao longo da vida. O curso permanecerá disponível, com acesso livre, a fim de funcionar como um canal de formação continuada e permanente para o uso das TIC’s, constantemente revisto e atualizado a fim de se tornar um espaço de incentivo e exposição científica para a formação docente. A característica principal é a autoaprendizagem, que leva o a ter a oportunidade de realizar o curso quando quiser e em seu próprio tempo, respeitando as diferentes rotinas de trabalho, oferecendo um ensino personalizado e autorregulado pelo próprio cursista. Não há prazo para início ou término, o que o torna adaptável às diferentes realidades dos docentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,31 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleAPRENDER A APRENDER ONLINE: DISCUTINDO AS TIC’S ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Prática de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTecnologiaspt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons