Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Spina, Fábio Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Florczak, Marcos Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-03-26T19:58:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-03-26T19:58:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | CT_PPGFCET_M_Spina, Fabio Augusto_2017_1 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204723 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto envolve uso da tecnologia de blog como ferramenta educacional. De forma sucinta, um blog disponibiliza espaços virtuais para registro de informações diversas, organizadas das mais recentes para as mais antigas. Sua interação ocorre por meio de uma interface simples, composta por páginas que agregam textos, imagens, vídeos, áudio e links para outras páginas na Internet, elaboradas para cativar seus usuários e visitantes. Ao incorporar recursos disponíveis em blogs como complementos didáticos de suas aulas, educadores podem se beneficiar ao viabilizar a autonomia e o esclarecimento de seus estudantes, habilidades estas que são almejadas no processo formativo de cidadãos críticos - destaca-se que o conhecimento científico e o processo associado ao seu aprendizado é parcela integrante deste anseio social. Foi com esse intuito que em 2011 o blog “Olhando para o Céu” foi elaborado pelo autor deste trabalho que desde então o utiliza como complemento didático de suas aulas semanais para turmas do 5° e 9° anos em colégio particular em Curitiba. O blog “Olhando para o Céu” pode ser acessado por qualquer navegador de Internet através do endereço eletrônico http://olhando-para-o-ceu.blogspot.com, e foi utilizado como principal fonte de dados para análise em dissertação. A interação do professor e seus aprendizes com o ambiente disponibilizado no blog, e com outros aprendizes e visitantes permitiram compor uma gama de 602 comentários registrados em 300 publicações ao longo dos anos de 2011 a 2017, período no qual o blog totalizou aproximadamente 302 mil acessos, o que representa médias aproximadas de 4.200 acessos por mês e dois comentários por publicação! O blog “Olhando para o Céu” é composto por publicações, comentários e outros links voltado para a educação em Astronomia. Foi elaborado considerando-se pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Tais considerações incentivam e orientam o estudo autônomo do aluno, e fomentam o uso e apropriação da linguagem, além de reflexões e atividades de solução de problemas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 409 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LINGUAGEM CIENTÍFICA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ASTRONOMIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BLOG | pt_BR |
Título: dc.title | LINGUAGEM CIENTÍFICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ABORDAGEM DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO E USO DE BLOG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Spina, Fabio Augusto_2017_1.pdf | 408,36 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/204723/2/CT_PPGFCET_M_Spina, Fabio Augusto_2017_1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons