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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade regional integrada do alto Uruguai e das missões | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Mariana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Antonio Vanderlei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-03-26T11:46:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-03-26T11:46:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | TESE-MARI-V20 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204722 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho elabora um protótipo de site que sirva de apoio ao ensino do desenho técnico arquitetônico para os cursos de arquitetura e engenharia civil, desenvolvido com base nos princípios da aprendizagem significativa e com conteúdo disponibilizado em diversos formatos. O desenho técnico arquitetônico compreende a principal linguagem de projeto utilizada por arquitetos e engenheiros para transmitirem suas ideias entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento do projeto de uma edificação; através do desenho normatizado são representados ambientes, dimensões, materialidade e forma, permitindo a concretização exata de um objeto imaginado. O ensino do desenho técnico arquitetônico é de suma importância na formação de arquitetos e engenheiros e as disciplinas que compõem esta matéria situam-se nos primeiros semestres de ambos os cursos, uma vez que servem de base para diversas disciplinas subsequentes; nas últimas décadas, observamos uma diminuição na carga horária desta matéria, o que acarreta em uma diminuição na qualidade da representação dos objetos arquitetônicos. A pesquisa desenvolve-se como pesquisa-ação e parte da identificação da dificuldade de representação e interpretação dos desenhos, a partir da qual são estudadas as causas da mesma. Propõe-se o site como ferramenta de ensino, podendo servir de apoio aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Disponibiliza-se o site aos alunos para que os mesmos possam avaliar a sua relevância e conteúdo de forma a contribuir com o aprimoramento da ferramenta. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2000KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho técnico arquitetônico. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa. | - |
Palavras-chave: dc.subject | TIC’s no ensino. | - |
Título: dc.title | Escalímetro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | - |
Curso: dc.subject.course | mestrato em ensino cientifico e tecnologico | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DESENHO APLICADO COM CAD | - |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | - |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
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TESE-MARI-V20.pdf | dissertação | 2,14 MB | /bitstream/capes/204722/2/TESE-MARI-V20.pdfDownload |
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