Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Sorai Vaz da; Lorenzetti, Leonir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-03-23T11:52:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-03-23T11:52:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto SVC PPCFCET | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204702 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente curso foi pensado com os seguintes objetivos específicos: 1) propiciar acesso aos conhecimentos disciplinares em Ciências Naturais objeto de ação docente nos anos iniciais; 2) propiciar aos professores acesso à metodologia que desenvolva o senso crítico; 3) propiciar aos cursistas a experiência de revisitar seus conhecimentos e construir conceitos em ciências naturais; e 4) discutir as implicações da construção de conhecimentos e formação de conceitos científicos para os alunos nos anos iniciais. Assim sendo, a intenção do presente curso é que os cursistas experimentem uma ação pedagógica que possa ser utilizada nos anos iniciais em relação ao Ensino de Ciências. Sendo essa ação docente efetiva para a construção de conhecimentos e formação de conceitos, indo além de atividades que objetivem decorar definições e esquemas superficiais das Ciências da Natureza. A definição do conteúdo e a divisão de módulos foi organizada num crescente em relação à construção de conhecimento e formação de conceitos em ciências naturais, buscando-se atender aos conteúdos de Ciências Naturais ordenados na grade curricular municipal a serem trabalhados nos anos iniciais. Optando pela Corrente Sociointeracionista, na tendência do Materialismo histórico, utiliza-se para ministrar o presente curso o método da Pedagogia Histórico Crítica, norteada pela teoria dialética do conhecimento. Sua construção dá-se no movimento dinâmico entre o conhecimento empírico (visão caótica do todo) e o conhecimento científico (proporcionado pelo ambiente escolar). Este fazer pedagógico não envolve apenas a esfera escolar. Sua intencionalidade ultrapassa eminentemente a técnica, abrangendo um cunho sociopolítico revolucionário para toda a sociedade. Na composição, o tema escolhido para o curso foi “Ciências Naturais nos anos iniciais: – do movimento dos planetas à produção de energia elétrica – a ação do homem e a preservação da vida”, com o objetivo de abranger uma gama de conhecimentos que podem ser trabalhados de forma contextualizada e atrelada com a vida do educando além-muro escolar, dividido em quatro módulos. Módulo Integrado 1 - A Astronomia e a vida na Terra; Módulo Integrado 2 – A Fotossíntese e o Fluxo de Energia; Módulo Integrado 3 – A ação do homem – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Módulo Integrado 4 – Produção de Energia Elétrica. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 890 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Naturais | - |
Título: dc.title | Curso de Formação Continuada: Ciências Naturais no Ensino Fundamental - do movimento dos planetas à produção artificial de energia - a ação do homem e a preservação da vida. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto SVS PPCFCET.pdf | 889,02 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/204702/1/produto SVS PPCFCET.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: