Curso de Formação Continuada: Ciências Naturais no Ensino Fundamental - do movimento dos planetas à produção artificial de energia - a ação do homem e a preservação da vida.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sorai Vaz da; Lorenzetti, Leonir-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-03-23T11:52:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-03-23T11:52:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-
identificador: dc.identifier.otherproduto SVC PPCFCET-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204702-
Resumo: dc.description.abstractO presente curso foi pensado com os seguintes objetivos específicos: 1) propiciar acesso aos conhecimentos disciplinares em Ciências Naturais objeto de ação docente nos anos iniciais; 2) propiciar aos professores acesso à metodologia que desenvolva o senso crítico; 3) propiciar aos cursistas a experiência de revisitar seus conhecimentos e construir conceitos em ciências naturais; e 4) discutir as implicações da construção de conhecimentos e formação de conceitos científicos para os alunos nos anos iniciais. Assim sendo, a intenção do presente curso é que os cursistas experimentem uma ação pedagógica que possa ser utilizada nos anos iniciais em relação ao Ensino de Ciências. Sendo essa ação docente efetiva para a construção de conhecimentos e formação de conceitos, indo além de atividades que objetivem decorar definições e esquemas superficiais das Ciências da Natureza. A definição do conteúdo e a divisão de módulos foi organizada num crescente em relação à construção de conhecimento e formação de conceitos em ciências naturais, buscando-se atender aos conteúdos de Ciências Naturais ordenados na grade curricular municipal a serem trabalhados nos anos iniciais. Optando pela Corrente Sociointeracionista, na tendência do Materialismo histórico, utiliza-se para ministrar o presente curso o método da Pedagogia Histórico Crítica, norteada pela teoria dialética do conhecimento. Sua construção dá-se no movimento dinâmico entre o conhecimento empírico (visão caótica do todo) e o conhecimento científico (proporcionado pelo ambiente escolar). Este fazer pedagógico não envolve apenas a esfera escolar. Sua intencionalidade ultrapassa eminentemente a técnica, abrangendo um cunho sociopolítico revolucionário para toda a sociedade. Na composição, o tema escolhido para o curso foi “Ciências Naturais nos anos iniciais: – do movimento dos planetas à produção de energia elétrica – a ação do homem e a preservação da vida”, com o objetivo de abranger uma gama de conhecimentos que podem ser trabalhados de forma contextualizada e atrelada com a vida do educando além-muro escolar, dividido em quatro módulos. Módulo Integrado 1 - A Astronomia e a vida na Terra; Módulo Integrado 2 – A Fotossíntese e o Fluxo de Energia; Módulo Integrado 3 – A ação do homem – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Módulo Integrado 4 – Produção de Energia Elétrica.-
Tamanho: dc.format.extent890 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico Crítica-
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Título: dc.titleCurso de Formação Continuada: Ciências Naturais no Ensino Fundamental - do movimento dos planetas à produção artificial de energia - a ação do homem e a preservação da vida.-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Ensino