Orientações básicas: aos docentes do instituto federal do amazonas sobre a educação especial no contexto da educação inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDall´Alba, Jacira-
Autor(es): dc.contributor.authorGuerreiro, Elaine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-03-13T18:29:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-03-13T18:29:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherCartilha-Jacira-Dallalbapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204562-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo, tem a finalidade de contribuir para o processo de inclusão no Instituto Federal do Amazonas - IFAM. Para melhor situar o leitor, organizamos esta Cartilha relacionando alguns documentos que foram relevantes no processo de pesquisa e consequentemente na elaboração deste produto. Optamos por iniciar a construção deste material, destacando no Capitulo 1 o programa Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais - NAPNE. No Capitulo 2 elencamos alguns documentos referentes a legislação educacional pertinente à educação profissional inclusiva no Brasil. No Capitulo 3 elegemos algumas perguntas mais comuns quanto ao tratamento e relacionamento com pessoas com deficiência. No Capitulo 4 incluímos sugestões de filmes, leituras e endereços eletrônicos que corroboram para a compreensão, fundamentação e implementação da inclusão escolar. No apêndice encontram-se os modelos de questionário que foram elaborados e aplicados aos Coordenadores de NAPNE (Apêndice 1) e aos docentes (Apêndice 2) do IFAM-CMZL. Nos anexos estão o Regimento do NAPNE/IFAM (Anexo 1), as orientações da Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Anexo 2) e alguns artigos da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (Anexo 3). Documentos que fundamentam e orientam as ações inclusivas em todo o país. Desejamos por meio da leitura deste material despertar nos servi- dores do Campus Manaus Zona Leste e nos demais servidores do Instituto Federal do Amazonas - IFAM a vontade de sentir-se mais pertencente a esse processo inclusivo irreversível tornando nossa instituição mais acessível, dentro do atual cenário da educação profissional e tecnológica no país, o que é extremamente relevante poder contribuir para consolidar o processo de inclusão em todos os campi do IFAMpt_BR
Tamanho: dc.format.extent793 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNapnept_BR
Título: dc.titleOrientações básicas: aos docentes do instituto federal do amazonas sobre a educação especial no contexto da educação inclusivapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino Tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons