Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dall´Alba, Jacira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Guerreiro, Elaine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-03-13T18:29:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-03-13T18:29:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha-Jacira-Dallalba | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204562 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo, tem a finalidade de contribuir para o processo de inclusão no Instituto Federal do Amazonas - IFAM. Para melhor situar o leitor, organizamos esta Cartilha relacionando alguns documentos que foram relevantes no processo de pesquisa e consequentemente na elaboração deste produto. Optamos por iniciar a construção deste material, destacando no Capitulo 1 o programa Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais - NAPNE. No Capitulo 2 elencamos alguns documentos referentes a legislação educacional pertinente à educação profissional inclusiva no Brasil. No Capitulo 3 elegemos algumas perguntas mais comuns quanto ao tratamento e relacionamento com pessoas com deficiência. No Capitulo 4 incluímos sugestões de filmes, leituras e endereços eletrônicos que corroboram para a compreensão, fundamentação e implementação da inclusão escolar. No apêndice encontram-se os modelos de questionário que foram elaborados e aplicados aos Coordenadores de NAPNE (Apêndice 1) e aos docentes (Apêndice 2) do IFAM-CMZL. Nos anexos estão o Regimento do NAPNE/IFAM (Anexo 1), as orientações da Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Anexo 2) e alguns artigos da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (Anexo 3). Documentos que fundamentam e orientam as ações inclusivas em todo o país. Desejamos por meio da leitura deste material despertar nos servi- dores do Campus Manaus Zona Leste e nos demais servidores do Instituto Federal do Amazonas - IFAM a vontade de sentir-se mais pertencente a esse processo inclusivo irreversível tornando nossa instituição mais acessível, dentro do atual cenário da educação profissional e tecnológica no país, o que é extremamente relevante poder contribuir para consolidar o processo de inclusão em todos os campi do IFAM | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 793 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Napne | pt_BR |
Título: dc.title | Orientações básicas: aos docentes do instituto federal do amazonas sobre a educação especial no contexto da educação inclusiva | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cartilha-Jacira-Dallalba.pdf | 774,1 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/204562/2/Cartilha-Jacira-Dallalba.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons