ENSINO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA O BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA: REFORMULAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA NA UTFPR – CAMPUS CURITIBA

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Autor(es): dc.contributorUTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJedyn, Gregorio-
Autor(es): dc.contributor.authorGonzalez, Carlos Eduardo Fortes-
Autor(es): dc.contributor.authorKaick, Tamara Simone van-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-03-14T00:25:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-03-14T00:25:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-23-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA O BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204544-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Ambiental é fundamental para criar um novo modelo de comportamento humano em relação ao ambiente e à natureza e a escola poderá ser o ambiente ideal para promover esta Educação. Embora muitas escolas tratem deste tema através de diversos projetos, nem sempre conseguem alcançar os objetivos pretendidos. A importância da Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável e o papel do engenheiro como agente transformador do meio foi determinante para que o Conselho Nacional de Educação através da resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia em seu Art. 6º, § 1º, incluísse a disciplina de Ciências do Ambiente no núcleo de conteúdos básicos dos cursos de Engenharia. Porém, como nos demais níveis de educação formal, nem sempre o resultado atende à proposta da disciplina e ao projeto pedagógico do curso. Com o propósito de contribuir para a mudança desta realidade, foi realizada esta pesquisa. Este estudo parte de uma pesquisa qualitativa que utilizou análise documental do projeto pedagógico do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica na UTFPR, campus Curitiba. A análise concentrou-se nos objetivos do curso, competências, atitudes e habilidades e perfil profissional do egresso e nas ementas das disciplinas de Ciências Ambientais que compõem a grade curricular. A partir desta identificação definiram-se os assuntos propostos para a reformulação da ementa e do conteúdo programático da disciplina de Ciências do Ambiente, que constitui o objetivo desta pesquisa e o produto desta dissertação. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo com base nos seguintes aspectos: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, A Educação Ambiental no contexto universitário e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental – DCNEA, no ensino superior. Dentre os principais resultados deste estudo pode-se inferir que a reformulação da ementa e dos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências do Ambiente presente na grade curricular do projeto pedagógico do curso (PPC), pode contribuir com a ambientalização curricular e com a sensibilização do futuro profissional de engenharia elétrica para a responsabilidade socioambiental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent863,98 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências do Ambientept_BR
Palavras-chave: dc.subject, Ensino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleENSINO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA O BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA: REFORMULAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA NA UTFPR – CAMPUS CURITIBApt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGFCET - Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
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