Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Noronha, Lílian | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Guerreiro, Elaine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-03-13T17:49:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-03-13T17:49:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | LILIAN - Workshop | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204524 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta que apresentamos nesse momento é oriunda dos resultados obtidos na pesquisa de campo que realizamos, no período entre 2015 a 2017, no Campus Manaus Centro no qual o estudo intitulado “Formação Continuada de Professores do Ensino Médio para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” que é vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Ao realizarmos tal pesquisa pudemos constatar um anseio, por parte dos docentes, por uma capacitação em Educação Especial que fosse capaz de suprir as lacunas existentes na sua prática em sala de aula. Anseio esse ratificado após a análise dos resultados da aplicação de um questionário junto aos professores. Os dados revelaram que a maioria dos professores não participou de capacitação no segmento Educação Especial. Percebemos que a não ocorrência dessa capacitação seria a ausência de um planejamento sistêmico, entre os setores capacitantes da Instituição, que fomentasse anualmente uma formação continuada capaz de sensibilizar os professores da importância desse evento visando à melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Especial. Dessa forma, tendo por base os resultados alcançados através da aplicação dos instrumentos junto aos professores que atuam no Ensino Médio e aos setores envolvidos na capacitação de servidores, elaboramos esta proposta de Workshop Pedagógico em Educação Especial que poderá ser implementado anualmente para propiciar uma formação continuada nesse segmento aos professores e profissionais interessados. Esta proposta também atende a necessidade de capacitar o docente no ensino para alunos que possuem alguma necessidade educacional especial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Workshop Pedagógico Em Educação Especial: Proposta de Implementação Anual nos Campi do IFAM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LILIAN - Workshop.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/204524/2/LILIAN - Workshop.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons