Formação Inicial De Professores: Proposta Revisional Da Ementa Da Disciplina Libras Para Cursos De Licenciaturas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJesus, Liana-
Autor(es): dc.contributor.authorGuerreiro, Elaine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-03-13T17:43:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-03-13T17:43:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherLIANA-PRODUTO-MESTRADO-FINAL.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204523-
Resumo: dc.description.abstractA proposta em questão é resultado da pesquisa intitulada “Formação inicial de professores: contribuição da disciplina Libras para os futuros professores da Educação Básica”, desenvolvida no curso de Mestrado Profissional, na área de Ensino, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, no período compreendido entre 2015 e 2016 e aliada à experiência profissional da pesquisadora no campo da educação com alunos surdos, durante o período de cinco anos. O objetivo da dissertação é identificar como a disciplina Libras e os recursos nela contidos estão contribuindo na formação inicial dos professores para atuarem com alunos surdos na rede básica de ensino, em três IES públicas em Manaus. Esta se concretizou a partir do resultado encontrado nos instrumentos aplicados durante a pesquisa de campo realizada. À medida que se aplicavam os questionários se delineavam as situações sentidas e vivenciadas pelos acadêmicos e professores que se ressentiam de maior embasamento e vivência quanto à cultura do surdo, espaço este, negado pela exiguidade das horas destinadas à ministração da Libras. Assim, com base nas respostas atribuídas por meio dos instrumentos aplicados, evidenciou-se a necessidade de revisão nos conteúdos e, consequentemente, um aumento da carga horária da disciplina Libras, para que os futuros professores pudessem dispor de uma formação adequada para trabalhar com alunos surdos incluídos nas salas comuns da rede básica de ensino, sem desconsiderar o número de horas necessárias para aplicação na parte prática. Deste modo, o produto em questão, está disponível para utilização, ainda que a título de análise preliminar, para, após comprovação da sua relevância, ser definitivamente inclusa como parte integrante do Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura. Finalizo dizendo que sob a ótica da pesquisadora que atua diretamente com esta clientela, considero conveniente e viável esta contribuição, tendo em vista que engloba um leque de orientações para a proposta de revisão da ementa da Libras, nos cursos de Licenciaturas das Instituições de Ensino Superior.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleFormação Inicial De Professores: Proposta Revisional Da Ementa Da Disciplina Libras Para Cursos De Licenciaturaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino Tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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