Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lourenço, Rebecca | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Luccas, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, William J | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-03-06T17:52:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-03-06T17:52:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUÇÃO TECNICA EDUCACIONAL_Funções Trigonométricas_Rebecca Lourenço | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204482 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao pensarmos a respeito de possíveis aplicações para ensinar Matemática por meio do nosso cotidiano, devemos reavivar estudos que povos antigos realizaram, pois, ao perceber o motivo pela qual os levaram a desenvolver determinados conhecimentos podemos compreender que muito do conhecimento foi desenvolvido a partir de situações do cotidiano, a fim de solucionar problemas de ordem prática, sendo esta uma herança cultural relevante para o estudo da Matemática. Embora seja essencial essa herança, muitas vezes, passa despercebida pelo ensino do conhecimento científico, dando margem a uma aprendizagem com poucos significados. A partir de experiência em sala de aula, de relatos de pesquisadores e docentes da Educação Básica, fica evidente que os conteúdos matemáticos geralmente são ensinados sem uma fundamentação que explique sua origem, a necessidade que levou ao seu desenvolvimento e suas possíveis aplicações. Isso resulta na falta de compreensão dos alunos e desinteresse em estudar Matemática, consequentemente, aprendem de forma decorada apenas para a realização de provas. Na tentativa de amenizar esse quadro, este trabalho se refere à elaboração de um Produto Educacional, sendo este uma Sequência Didática de acordo com o referencial de Zabala (2010). Por meio da abordagem histórico-epistemológica apresenta-se o conteúdo de Funções Trigonométricas, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, levando em consideração aspectos importantes da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (2003) resultando na elaboração de uma Sequência Didática Potencialmente Significativa, na qual os novos conhecimentos irão se relacionar com ideias âncoras relevantes na estrutura cognitiva do aluno a fim de proporcionar uma aprendizagem significativa para os estudantes. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é investigar a elaboração de uma sequência didática, segundo a abordagem metodológica de ensino histórico-epistemológica das Funções Trigonométricas, com vistas a promover a aprendizagem significativa dos alunos do Ensino Médio. A partir do objetivo geral, os objetivos específicos foram delineados como: • Apresentar o conteúdo referente as Funções Trigonométricas por meio da abordagem histórico-epistemológica; • Ressaltar elementos fundamentais para que ocorra aprendizagem significativa; • Elaborar uma Sequência Didática Potencialmente Significativa segundo a abordagem metodológica de ensino histórico-epistemológica; Para que se cumpram os objetivos propostos, este trabalho é estruturado em capítulos, a saber: • Capítulo 1: apresentação da fundamentação teórica, a qual envolve a abordagem histórico-epistemológica que proporcionou a construção do conhecimento trigonométrico, a Teoria da Aprendizagem Significativa com a qual ressaltamos elementos que podem vir a caracterizar aprendizagem significativa dos alunos por meio da Sequência Didática e a abordagem que norteou o seu desenvolvimento (referenciada em Zabala (2010)); • Capítulo 2: apresentação do Produto Educacional; • Considerações Finais: reflexões a respeito da Sequência Didática elaborada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,41 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções Trigonométricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem histórico-epistemológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA À LUZ DA ABORDAGEM HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons