CICLO DA ÁGUA: ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Michele Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juliano Tonezer da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-02-28T18:05:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-02-28T18:05:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-28-
identificador: dc.identifier.othermichele_ferreira_cardoso_produto_educacional_textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204462-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, destinado a professores de Educação Infantil aborda uma sequência didática que é produto educacional resultante do trabalho de dissertação do Mestrado Profissional. Apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo – UPF. Intitulada Ciclo da água: abordagem teórico-metodológica para a Educação Infantil e desenvolvida por Michele Ferreira Cardoso, sob orientação do professor Drº Juliano Tonezer da Silva. A sequência didática foi elaborada com o objetivo de oportunizar a introdução de conhecimentos em Ciências para crianças em idade pré-escolar. Assim, partindo do pressuposto de que essa introdução deve ser baseada no caráter questionador e no espírito investigativo da criança, estimulando ainda mais a curiosidade natural que elas possuem. Os arranjos metodológicos delineados para tal proposta foram construídos seguindo as etapas dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), para que a prática se dê sistematizada na problematização entre professor e aluno. A temática escolhida para essa abordagem foi o ciclo da água, pelo fato de possuir uma diversidade de conceitos científicos envolvidos neste movimento e principalmente a presença de um fenômeno natural comum e muito presenciado no dia-a-dia das crianças, as chuvas. Além disso, a abordagem da proposta encontra-se de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), v 3, no bloco Natureza e Sociedade, que assegura a oferta das Ciências Naturais nesta etapa de ensino com a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio. Na estruturação desta sequência didática, para que as crianças consigam compreender e interagir com a temática abordada, faz-se uso dos recursos pedagógicos: desenho animado, atividades experimentais e objetos de aprendizagem. A escolha pela utilização de desenho animado se dá ao fato destes estarem presentes no dia-a-dia das crianças, utilizando assim um recurso que além de interessante para esse público alvo ainda contribuirá para o desenvolvimento da temática. As atividades experimentais buscam contemplar o desenvolvimento da proposta, onde através da observação e da interação eles possam levantar hipóteses e questionar as transformações que estes sofrem, desenvolvendo o raciocínio, a postura investigativa e a busca por soluções. Ainda, num caráter interativo ao processo de ensino-aprendizagem, optamos pela utilização de objetos de aprendizagem como ferramenta tecnológica educacional. Contudo, ressalta-se que a proposta não traz como objetivo ensinar diretamente conceitos ou explicações científicas, mas aguçar a curiosidade da criança, fornecendo-lhe meios de construir informações e generalizações de modo a analisar a pertinência da proposta em termos de evolução nos seus conhecimentos, no processo inicial de formação de conceitos e suas interações através da problematização dialógica com os colegas e da interação com os recursos pedagógicos utilizados. Dessa forma, nessa sequência didática a avaliação deve ser contínua, valorizando-se principalmente os debates e questionamentos gerados em aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento em Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Animadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Experimentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObjetos de Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleCICLO DA ÁGUA: ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons