Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Michele Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano Tonezer da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-02-28T18:05:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-02-28T18:05:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | michele_ferreira_cardoso_produto_educacional_texto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204462 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, destinado a professores de Educação Infantil aborda uma sequência didática que é produto educacional resultante do trabalho de dissertação do Mestrado Profissional. Apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo – UPF. Intitulada Ciclo da água: abordagem teórico-metodológica para a Educação Infantil e desenvolvida por Michele Ferreira Cardoso, sob orientação do professor Drº Juliano Tonezer da Silva. A sequência didática foi elaborada com o objetivo de oportunizar a introdução de conhecimentos em Ciências para crianças em idade pré-escolar. Assim, partindo do pressuposto de que essa introdução deve ser baseada no caráter questionador e no espírito investigativo da criança, estimulando ainda mais a curiosidade natural que elas possuem. Os arranjos metodológicos delineados para tal proposta foram construídos seguindo as etapas dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), para que a prática se dê sistematizada na problematização entre professor e aluno. A temática escolhida para essa abordagem foi o ciclo da água, pelo fato de possuir uma diversidade de conceitos científicos envolvidos neste movimento e principalmente a presença de um fenômeno natural comum e muito presenciado no dia-a-dia das crianças, as chuvas. Além disso, a abordagem da proposta encontra-se de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), v 3, no bloco Natureza e Sociedade, que assegura a oferta das Ciências Naturais nesta etapa de ensino com a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio. Na estruturação desta sequência didática, para que as crianças consigam compreender e interagir com a temática abordada, faz-se uso dos recursos pedagógicos: desenho animado, atividades experimentais e objetos de aprendizagem. A escolha pela utilização de desenho animado se dá ao fato destes estarem presentes no dia-a-dia das crianças, utilizando assim um recurso que além de interessante para esse público alvo ainda contribuirá para o desenvolvimento da temática. As atividades experimentais buscam contemplar o desenvolvimento da proposta, onde através da observação e da interação eles possam levantar hipóteses e questionar as transformações que estes sofrem, desenvolvendo o raciocínio, a postura investigativa e a busca por soluções. Ainda, num caráter interativo ao processo de ensino-aprendizagem, optamos pela utilização de objetos de aprendizagem como ferramenta tecnológica educacional. Contudo, ressalta-se que a proposta não traz como objetivo ensinar diretamente conceitos ou explicações científicas, mas aguçar a curiosidade da criança, fornecendo-lhe meios de construir informações e generalizações de modo a analisar a pertinência da proposta em termos de evolução nos seus conhecimentos, no processo inicial de formação de conceitos e suas interações através da problematização dialógica com os colegas e da interação com os recursos pedagógicos utilizados. Dessa forma, nessa sequência didática a avaliação deve ser contínua, valorizando-se principalmente os debates e questionamentos gerados em aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 25 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento em Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Animado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade Experimental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Objetos de Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | CICLO DA ÁGUA: ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
michele_ferreira_cardoso_produto_educacional_texto.pdf | 809,29 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/204462/2/michele_ferreira_cardoso_produto_educacional_texto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons