Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Spessatto, Marizete Bortolanza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-02-26T14:56:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-02-26T14:56:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
identificador: dc.identifier.other | Esp Proeja - Letramentos - MIOLO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204384 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta unidade curricular vamos refletir sobre os processos de letramento e suas implicações nas práticas do PROEJA, reconhecendo a intrínseca relação entre os domínios da leitura e da escrita, o acesso à escolarização e as relações sociais que definem os papéis de cada sujeito na estrutura social. Temos como focos: o estudo dos conceitos de alfabetização e letramento, considerando-os processos que se estendem ao longo da vida em uma sociedade grafocêntrica; a análise das condições dos sujeitos pouco escolarizados na sociedade letrada e das práticas de letramento em diferentes contextos; e a investigação de como os projetos de letramento podem contribuir para a formação de leitores e escritores. Nessa caminhada, apoiamo-nos nos pressupostos de Mikhail Bakhtin (1997) sobre língua/linguagem, interação verbal e interlocução. Adotamos, ainda, a concepção sócio-histórica de Vigotsky, por se tratar de uma abordagem de caráter interacionista, que mais se aproxima dos pressupostos bakhtinianos. Dessa forma, compreendemos o letramento como um processo contínuo e que garante a apropriação/construção da linguagem escrita, respeitando os sujeitos da aprendizagem, suas experiências que antecedem a entrada na escola, ou seja, o contexto etnolinguístico a que pertencem. Esperamos que este material auxilie a todos nas reflexões e práticas e contribua na construção de processos autônomos e interativos da linguagem entre educadores e educandos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura. | pt_BR |
Título: dc.title | Letramentos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Letramentos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Esp Proeja - Letramentos - MIOLO.pdf | 21,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/204384/2/Esp Proeja - Letramentos - MIOLO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons