Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Rita de Cássia Pacheco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-02-26T15:12:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-02-26T15:12:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
identificador: dc.identifier.other | Esp Proeja - Processos Pedagógicos para Permanência - MIOLO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204366 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O texto que ora ofereço a você pretende servir de apoio para as reflexões sobre a problemática da permanência e do êxito na EJA de modo que sejamos capazes de vislumbrar possibilidades pedagógicas que permitam superar as histórias de exclusão tão presentes na educação brasileira. Definimos que a EJA está comprometida com as camadas populares e com a superação de toda forma de exclusão, de discriminação e opressão existentes tanto na escola como fora dela. Assim, buscamos, como objetivo geral, para essa Unidade Curricular de 30 horas, compreender as características dos processos de abandono ou a não conclusão dos cursos de EJA, situando tais processos nas dinâmicas mais amplas da vida social e política do país. Uma maior compreensão desse fenômeno, acredito, pode nos ajudar a propor processos pedagógicos que construam a permanência e o êxito. Sempre que nos referirmos à Escola e seu diálogo com a EJA pensamos nela como um espaço sociocultural de direitos e também como um espaço-tempo de formação de sujeitos concretos. Nesse espaço, questionamos: Como se caracteriza o sucesso escolar? E o fracasso? Os processos pedagógicos, o que tem a ver com isso? O que nos dizem os sujeitos da EJA? Por que vem para a escola? O que dela esperam? Quais as causas para virem e irem tantas vezes? O texto está organizado em três unidades que buscam problematizar os fenômenos da evasão e do sucesso na perspectiva da educação como prática sociocultural, num segundo momento faz um panorama breve dos contextos educacionais que fundamentam os processos pedagógicos para, no terceiro momento, passear por diferentes aspectos que podem compor um processo pedagógico de êxito e permanência. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processos pedagógicos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas. | pt_BR |
Título: dc.title | Processos Pedagógicos para Permanência e Êxito | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Processos pedagógicos para Permanência e Êxito em PROEJA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Esp Proeja - Processos Pedagógicos para Permanência - MIOLO.pdf | 34,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/204366/2/Esp Proeja - Processos Pedagógicos para Permanência - MIOLO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons