Processos Pedagógicos para Permanência e Êxito

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Rita de Cássia Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-02-26T15:12:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-02-26T15:12:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-
identificador: dc.identifier.otherEsp Proeja - Processos Pedagógicos para Permanência - MIOLOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204366-
Resumo: dc.description.abstractO texto que ora ofereço a você pretende servir de apoio para as reflexões sobre a problemática da permanência e do êxito na EJA de modo que sejamos capazes de vislumbrar possibilidades pedagógicas que permitam superar as histórias de exclusão tão presentes na educação brasileira. Definimos que a EJA está comprometida com as camadas populares e com a superação de toda forma de exclusão, de discriminação e opressão existentes tanto na escola como fora dela. Assim, buscamos, como objetivo geral, para essa Unidade Curricular de 30 horas, compreender as características dos processos de abandono ou a não conclusão dos cursos de EJA, situando tais processos nas dinâmicas mais amplas da vida social e política do país. Uma maior compreensão desse fenômeno, acredito, pode nos ajudar a propor processos pedagógicos que construam a permanência e o êxito. Sempre que nos referirmos à Escola e seu diálogo com a EJA pensamos nela como um espaço sociocultural de direitos e também como um espaço-tempo de formação de sujeitos concretos. Nesse espaço, questionamos: Como se caracteriza o sucesso escolar? E o fracasso? Os processos pedagógicos, o que tem a ver com isso? O que nos dizem os sujeitos da EJA? Por que vem para a escola? O que dela esperam? Quais as causas para virem e irem tantas vezes? O texto está organizado em três unidades que buscam problematizar os fenômenos da evasão e do sucesso na perspectiva da educação como prática sociocultural, num segundo momento faz um panorama breve dos contextos educacionais que fundamentam os processos pedagógicos para, no terceiro momento, passear por diferentes aspectos que podem compor um processo pedagógico de êxito e permanência.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJA.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcessos pedagógicos.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas.pt_BR
Título: dc.titleProcessos Pedagógicos para Permanência e Êxitopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProcessos pedagógicos para Permanência e Êxito em PROEJApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons