Sujeitos da Diversidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKern, Caroline-
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar, Paula Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-02-26T14:08:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-02-26T14:08:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-
identificador: dc.identifier.otherEsp Proeja - Sujeitos Diversidade - MIOLOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204343-
Resumo: dc.description.abstractEsta unidade curricular pretende dar visibilidade aos diferentes sujeitos que, ao participarem de cursos de formação destinados a pessoas jovens, adultas e idosas, buscam assegurar seu direito à escolarização. A carga horária dessa unidade curricular é de 30 horas. Nela o diálogo dirige-se à diversidade dos sujeitos sociais que, dialética e dialogicamente, constituem e são constituídos por múltiplas identidades. Os estigmas e preconceitos historicamente construídos que perpassam o processo de constituição das identidades desses sujeitos também serão debatidos. A pluralidade expressa nas trajetórias subjetivas e singulares dos jovens, adultos e idosos que participam de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) demonstra a vastidão da temática discutida nesta unidade curricular. Não se pretende, portanto, finalizar a discussão sobre os diferentes grupos sociais que historicamente foram marginalizados, menos ainda sobre os distintos sujeitos que os compõem. Almeja-se suscitar debates, inquietações e, principalmente, salientar a importância de serem conhecidos os sujeitos que participam dos processos educacionais nos quais você atua ou possa vir a atuar. Destaca-se a importância de perceber essas pessoas como homens e mulheres protagonistas de suas histórias e da história social, com trajetórias de vida diferentes, participantes de distintos grupos e espaços sociais, situados em diferentes gerações. Nessa perspectiva, é possível pensar em formas de ensino que possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos sistematizados que tenham sentido e significado na vida dessas pessoas distanciando-se de um olhar burocrático sobre os conhecimentos escolares.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Social.pt_BR
Título: dc.titleSujeitos da Diversidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSujeitos da Diversidadept_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons