Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BAPTISTA, CARLA MARIA FACHINI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lawall, Ivani Teresinha - Orientadora | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Clement, Luiz (Coorientador) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-02-14T19:28:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-02-14T19:28:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL PPGECMT_CARLA MARIA FACHINI BAPTISTA.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204062 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Propomos essa Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com o intuito de contribuir para a produção de materiais didáticos que auxiliem o professor atuante no Ensino Médio (EM) a abordar o conteúdo de Gravitação a partir de uma perspectiva de Ensino Investigativa. Essa SEI é o produto educacional emergente de um trabalho de mestrado, que teve como objetivo, além do desenvolvimento desta, avaliar quais foram os significados produzidos/modificados por estudantes da 1ª série do EM durante a implementação da mesma. A SEI, que foi implementada, analisada e validada é apresentada a seguir em uma versão reformulada, a qual discute o conteúdo de Gravitação a partir da temática “Fenômenos Lunares”. A proposta aborda a temática a partir de uma Situação-Problema Central que contempla outras quatro Situação-Problema de Apoio, ambas desenvolvidas tomando como base a perspectiva de ensino investigativa, o que possibilita que o professor faça adaptações que se adequem a seus projetos educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,52 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física; Gravitação; Física (Ensino médio) | pt_BR |
Título: dc.title | FENÔMENOS LUNARES COMO BASE PARA O ENSINO DE GRAVITAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL PPGECMT_CARLA MARIA FACHINI BAPTISTA.pdf | Propomos essa Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com o intuito de contribuir para a produção de materiais didáticos que auxiliem o professor atuante no Ensino Médio (EM) a abordar o conteúdo de Gravitação a partir de uma perspectiva de Ensino Investigativa. Essa SEI é o produto educacional emergente de um trabalho de mestrado, que teve como objetivo, além do desenvolvimento desta, avaliar quais foram os significados produzidos/modificados por estudantes da 1ª série do EM durante a implementação da mesma. A SEI, que foi implementada, analisada e validada é apresentada a seguir em uma versão reformulada, a qual discute o conteúdo de Gravitação a partir da temática “Fenômenos Lunares”. A proposta aborda a temática a partir de uma Situação-Problema Central que contempla outras quatro Situação-Problema de Apoio, ambas desenvolvidas tomando como base a perspectiva de ensino investigativa, o que possibilita que o professor faça adaptações que se adequem a seus projetos educacionais. | 4.52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/204062/2/PRODUTO EDUCACIONAL PPGECMT_CARLA MARIA FACHINI BAPTISTA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons