Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFERSA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Seal, Ana Gabriela de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-02-09T18:00:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-02-09T18:00:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Prática de ensino IV: didática geral | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O componente curricular “Prática de Ensino IV: Didática” buscará traçar relações entre as abordagens acadêmicas acerca do campo da Didática, num sentido amplo, e as relações estabelecidas na escola. Segundo Libâneo (2004), a Didática se constitui como ponte mediadora ente a teoria e a prática. Essa configuração aparece em nossos estudos como um primeiro momento de discussão. Em sentido estrito, nos voltaremos mais à análise das instâncias que envolvem o planejamento, produção, materialização e avaliação do objeto de estudo da didática: a aula. Nesse caso, estaremos nos voltando para as questões intrínsecas da Didática como campo de saber acadêmico. Primeiro, enfocaremos nossas discussões nas abordagens históricas acerca da constituição do campo da Didática no Brasil. Em seguida, analisaremos as condições de delimitação do objeto de estudo da Didática, centrando-nos na abordagem sobre o planejamento de ensino e as concepções que o cercam. Num segundo momento, refletiremos acerca das instituições escolares, as relações que a envolvem, salientando as relações entre docentes e discentes, para nos situarmos frente às perspectivas de avaliação da aprendizagem e suas consequências para o processo de ensino. Por fim, enfocaremos as relações didáticas propostas para o ensino da Matemática, especificamente, via estudos da Didática de Conteúdos específicos, as contribuições da Educação Matemática. Neste módulo, as ações em prol da atividade do planejamento, as perspectivas de avaliação da aprendizagem e as intervenções docentes no ensino da matemática serão discussões apresentadas também por meio das videoaulas. Nas três unidades, contaremos com estudos teóricos e atividades de análise das relações de ensino-aprendizagem na escola, por meio dos materiais didáticos ou documentos de orientações curriculares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.448kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Didática - Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Prática de ensino IV: didática geral | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de ensino IV: didática geral | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRÁTICA DE ENSINO IV - DIDÁTICA GERAL.pdf | 4.45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/204024/2/PRÁTICA DE ENSINO IV - DIDÁTICA GERAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons