Prática de ensino IV: didática geral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFERSApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSeal, Ana Gabriela de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-02-09T18:00:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-02-09T18:00:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-09-
identificador: dc.identifier.otherPrática de ensino IV: didática geralpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204024-
Resumo: dc.description.abstractO componente curricular “Prática de Ensino IV: Didática” buscará traçar relações entre as abordagens acadêmicas acerca do campo da Didática, num sentido amplo, e as relações estabelecidas na escola. Segundo Libâneo (2004), a Didática se constitui como ponte mediadora ente a teoria e a prática. Essa configuração aparece em nossos estudos como um primeiro momento de discussão. Em sentido estrito, nos voltaremos mais à análise das instâncias que envolvem o planejamento, produção, materialização e avaliação do objeto de estudo da didática: a aula. Nesse caso, estaremos nos voltando para as questões intrínsecas da Didática como campo de saber acadêmico. Primeiro, enfocaremos nossas discussões nas abordagens históricas acerca da constituição do campo da Didática no Brasil. Em seguida, analisaremos as condições de delimitação do objeto de estudo da Didática, centrando-nos na abordagem sobre o planejamento de ensino e as concepções que o cercam. Num segundo momento, refletiremos acerca das instituições escolares, as relações que a envolvem, salientando as relações entre docentes e discentes, para nos situarmos frente às perspectivas de avaliação da aprendizagem e suas consequências para o processo de ensino. Por fim, enfocaremos as relações didáticas propostas para o ensino da Matemática, especificamente, via estudos da Didática de Conteúdos específicos, as contribuições da Educação Matemática. Neste módulo, as ações em prol da atividade do planejamento, as perspectivas de avaliação da aprendizagem e as intervenções docentes no ensino da matemática serão discussões apresentadas também por meio das videoaulas. Nas três unidades, contaremos com estudos teóricos e atividades de análise das relações de ensino-aprendizagem na escola, por meio dos materiais didáticos ou documentos de orientações curriculares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.448kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDidática - Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titlePrática de ensino IV: didática geralpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de ensino IV: didática geralpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons