Introdução à EaD

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFERSApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Kátia Cilene da.-
Autor(es): dc.contributor.authorDanniel Cavalcante Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-02-08T20:03:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-02-08T20:03:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
identificador: dc.identifier.otherIntrodução à EaDpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204002-
Resumo: dc.description.abstractNo decorrer desta disciplina, buscaremos propiciar espaços de reflexão sobre a nossa integração, através dos recursos tecnológicos, ao processo educativo numa perspectiva de inovação pedagógica, bem como aplicar as TICs nos processos de educação a distância. Considerando a sociedade contemporânea, da qual fazemos parte, onde o domínio do conhecimento é um desafio constante, cada vez mais pessoas estão procurando aperfeiçoar seus conhecimentos através de cursos em vários níveis, buscando adaptar-se às mudanças tecnológicas e à crescente demanda pela qualificação. Porém, diante de mudanças tão constantes no cotidiano, em função dos avanços tecnológicos, surge a necessidade de uma postura diferenciada na utilização dos ambientes educacionais, tanto no que se refere ao ensino presencial quanto à distância. Dessa forma o modelo tradicional de ensino-aprendizagem presente na escola e na universidade tem sido transposto para a educação que utiliza essas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sendo necessário considerar as especificidades desses novos ambientes comunicacionais, sejam eles virtuais ou não. Considerando-se as características de um curso à distância como este do qual você começa a fazer parte agora, torna-se necessária a oferta de uma disciplina que familiarize você, aluno, com as disposições próprias dessa sociedade tecnologizada, relacionadas ao seu contexto sócio-técnico, como a liberdade de autoria, a multiplicidade de acessos e de conexões, o diálogo e a troca de informações e de opiniões, a participação e a possibilidade de intervenção e, até mesmo a possibilidade de autoria colaborativa; princípios estes essenciais para a formação de cidadãos críticos éticos. Para tanto, disponibilizamos este material de apoio didático que será utilizado como a principal referência conceitual da disciplina, o qual está organizado em dois volumes. O primeiro deles aborda os principais fundamentos da informática, a partir da influência da TICs na sociedade contemporânea, os fundamentos de hardware e software necessários para utilização das ferramentas computacionais e a aplicação de tais ferramentas como apoio aos processos educativos. O segundo aborda os conteúdos específicos sobre educação a distância (EaD), identificando seus fundamentos, as TICs utilizadas na EaD e as plataformas web.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.117kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiaspt_BR
Título: dc.titleIntrodução à EaDpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineIntrodução à EaDpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons