Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFERSA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Cid Ivan da Costa. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-02-08T19:23:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-02-08T19:23:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Análise e expressão textual | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/203982 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ora, se considerarmos que passamos a maior parte de nosso tempo falando, escrevendo e lendo textos, observamos que por meio da linguagem interagimos e participamos do convívio social; se refletirmos bem sobre a nossa prática como professores, veremos que nosso instrumento de trabalho é o uso da linguagem. Então, podemos dizer que esta disciplina e o conteúdo nela expresso são tão importantes quanto as outras disciplinas específicas do curso, contribuindo para a formação profissional e a construção de habilidades sobre a linguagem. Por isso, o conteúdo programático desta disciplina, na primeira unidade, procura apresentar a linguagem constituída sob três aspectos. O primeiro aspecto mostra a linguagem como “filtro” do mundo e do pensamento; o segundo apresenta a mesma como instrumento de comunicação; o último afirma que esta é lugar de ação ou interação entre falantes. Na segunda unidade, você perceberá que escrever não é só colocar as ideias no papel de forma aleatória. As ideias não surgem do nada. Elas fazem parte do processo de comunicação do qual participamos e de todas as informações que nos chegam, por meio de trocas de experiências com os interlocutores e da leitura que fazemos dos textos. A construção de um texto depende da combinação e seleção das palavras para evitar a falta de nexo, ou seja, precisa ser coeso; depende também do sentido que as palavras mantêm entre si, isto é, do nexo entre as ideias, da coerência. Na terceira unidade, o estudo se dirige à compreensão da leitura e da produção dos gêneros acadêmicos. A leitura de um texto envolve conhecimento adquirido nas práticas sociais de comunicação, possibilitando a recriação de outros discursos, tornando o leitor um construtor do texto que lê. A produção textual é uma atividade dialógica associada à construção dos gêneros nos domínios discursivos. Por esses motivos, devemos compreender a estrutura composicional e as finalidades no uso dos gêneros acadêmicos. Com essas questões, esperamos que você veja a contribuição que o conteúdo dessa disciplina pode trazer para sua formação profissional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.478kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística | pt_BR |
Título: dc.title | Análise e expressão textual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Análise e expressão textual | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL.pdf | 4.48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/203982/2/ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons