Análise e expressão textual

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Autor(es): dc.contributorUFERSApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Cid Ivan da Costa.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-02-08T19:23:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-02-08T19:23:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
identificador: dc.identifier.otherAnálise e expressão textualpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/203982-
Resumo: dc.description.abstractOra, se considerarmos que passamos a maior parte de nosso tempo falando, escrevendo e lendo textos, observamos que por meio da linguagem interagimos e participamos do convívio social; se refletirmos bem sobre a nossa prática como professores, veremos que nosso instrumento de trabalho é o uso da linguagem. Então, podemos dizer que esta disciplina e o conteúdo nela expresso são tão importantes quanto as outras disciplinas específicas do curso, contribuindo para a formação profissional e a construção de habilidades sobre a linguagem. Por isso, o conteúdo programático desta disciplina, na primeira unidade, procura apresentar a linguagem constituída sob três aspectos. O primeiro aspecto mostra a linguagem como “filtro” do mundo e do pensamento; o segundo apresenta a mesma como instrumento de comunicação; o último afirma que esta é lugar de ação ou interação entre falantes. Na segunda unidade, você perceberá que escrever não é só colocar as ideias no papel de forma aleatória. As ideias não surgem do nada. Elas fazem parte do processo de comunicação do qual participamos e de todas as informações que nos chegam, por meio de trocas de experiências com os interlocutores e da leitura que fazemos dos textos. A construção de um texto depende da combinação e seleção das palavras para evitar a falta de nexo, ou seja, precisa ser coeso; depende também do sentido que as palavras mantêm entre si, isto é, do nexo entre as ideias, da coerência. Na terceira unidade, o estudo se dirige à compreensão da leitura e da produção dos gêneros acadêmicos. A leitura de um texto envolve conhecimento adquirido nas práticas sociais de comunicação, possibilitando a recriação de outros discursos, tornando o leitor um construtor do texto que lê. A produção textual é uma atividade dialógica associada à construção dos gêneros nos domínios discursivos. Por esses motivos, devemos compreender a estrutura composicional e as finalidades no uso dos gêneros acadêmicos. Com essas questões, esperamos que você veja a contribuição que o conteúdo dessa disciplina pode trazer para sua formação profissional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.478kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLingüísticapt_BR
Título: dc.titleAnálise e expressão textualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAnálise e expressão textualpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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