FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMazur, Silvane Marcela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-02-07T11:09:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-02-07T11:09:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-07-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUC - versao final - Silvane M Mazurpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/203962-
Resumo: dc.description.abstractEsta Produção Técnica Educacional emerge da premente necessidade de pensar no aprimoramento do ensino, pois, compreendemos que educar e ensinar com qualidade é um desafio enorme, principalmente, na sociedade complexa em que vivemos e na qual observamos constantes transformações sociais. É neste contexto que os principais atores dos processos de ensino e de aprendizagem estão inseridos, ou seja, professores e alunos/estudantes. Em nosso país, a educação formal é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e está organizada em dois Níveis de Ensino: a Educação Básica, compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e o Ensino Superior, admitindo-se os Cursos Sequenciais ; Graduação, Pós-Graduação e Extensão (BRASIL, 1996). Destacamos que cada Nível de Ensino possui fins específicos. Neste sentido, uma das finalidades da Educação Superior é a formação em diferentes áreas do conhecimento. De uma maneira abrangente, espera-se que os graduados estejam aptos para inserção no mercado de trabalho contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira e para a formação educacional continuada. Com ênfase na formação de profissionais e no desenvolvimento de pesquisas educacionais, este Nível de Ensino também possui como objetivo que os graduados de diferentes áreas atuem em favor da universalização e do aprimoramento da Educação Básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais (BRASIL, 1996). A LDB também define quem são os profissionais da Educação, por exemplo: profissionais habilitados em Nível Médio ou Superior aptos para a docência na Educação Infantil; pedagogos; portadores de diploma de Curso Técnico ou Superior em área pedagógica ou afim; profissionais com reconhecido notório saber e profissionais graduados que possuam complementação pedagógica. As competências do professor também são definidas nesta mesma lei, assim, além de outras, o ato de ensinar é de responsabilidade do mesmo (BRASIL, 1996). No caso específico da Enfermagem, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DCN), definem dois perfis do graduado: o enfermeiro para o exercício da assistência e o enfermeiro com Licenciatura em Enfermagem, capacitado para atuar na Educação Básica e Profissional nesta área. Apesar desta distinção, os conteúdos definidos como essenciais para a formação do enfermeiro, incluem os de cunho pedagógico, independentemente da Licenciatura em Enfermagem. No entanto, observamos que a maior parte das competências definidas para o graduado em Enfermagem está direcionada ao trabalho assistencial (BRASIL, 2001), e não para o exercício da docência. Neste contexto, apesar das DCN preverem Cursos de Graduação em Enfermagem tanto em Bacharelados como em Licenciaturas, dados do Ministério da Educação (MEC, 2017) informam a existência de 1.071 Cursos em atividade, porém, 1.060 de Bacharelado e 11 de Licenciatura. Interessante destacar que, em pesquisa que realizamos em 2016, ao utilizarmos os procedimentos da modalidade “Estado da Arte” em periódicos científicos da área de Enfermagem , concluímos que no período de 15 anos (2000 a 2015), dos 11.287 artigos pesquisados, apenas 17 versam sobre a formação do enfermeiro para a docência. Visando ampliar a coleta de dados, também pesquisamos os trabalhos disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De 183 pesquisas, foram selecionadas apenas oito dissertações com a mesma temática. Estes 25 trabalhos selecionados (artigos e dissertações) indicam haver poucas publicações sobre a formação de professores de Enfermagem, pois, a maioria dos artigos, teses e dissertações discute aspectos da assistência na Enfermagem. Com foco na formação de professores de Enfermagem e seu exercício na docência, assim como, tendo-se em conta o pressuposto da LDB (1996) de que o ato de ensinar é de responsabilidade/competência do professor, corroboramos com Oliveira e Vasconcelos (2011) que, o exercício da docência demanda participação no processo da formação humana do aluno. Portanto, requer do professor planejamentos coerentes com os objetivos de emancipação intelectual, científica e cultural a que se propõe a Educação. As áreas de Enfermagem e de Ensino , assim como os resultados dos levantamentos citados anteriormente, de forma geral, sugerem a necessidade de pensar e repensar a formação de professores na Saúde, enquanto prática que precisa ser melhor difundida no meio acadêmico e científico, dada sua importância. Diante desta problemática e considerando as funções da docência, presumimos e questionamos se existem lacunas no processo de formação dos professores de Enfermagem. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em investigar possíveis lacunas no processo de formação docente na área da Enfermagem. Como objetivos específicos, nos propusemos a investigar as noções dos professores da área da Enfermagem quanto a saberes específicos da docência; desenvolver um Curso de Formação Pedagógica para professores de um Curso Técnico em Enfermagem e avaliar suas contribuições e limitações. Desta maneira, valorizamos o repensar sobre a formação de professores na área da Enfermagem, pois a tarefa de ensinar é diferente da tarefa de atuar na assistência da Enfermagem. Assim, este documento referente à Produção Técnica Educacional está organizado em dois capítulos. No primeiro, apresentamos brevemente a fundamentação teórica e metodológica para a elaboração do nosso produto educacional. Já, no segundo capítulo, apresentamos a Produção Técnica Educacional, que corresponde ao produto do nosso trabalho no Mestrado Profissional em Ensino, isto é, um Curso de Formação Pedagógica para professores de um Curso Técnico em Enfermagem e, por fim, as considerações finais. A principal motivação para a realização deste estudo partiu do conhecimento empírico sobre a necessidade de integrar os conhecimentos da área do Ensino com o exercício da Enfermagem, profissão cuja característica é predominantemente assistencial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent184 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional; Curso de Formação Pedagógica; Formação de Professores em Enfermagem; Ensino em Saúde.pt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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