Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ ( UENP) CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Delamuta, Beatriz Haas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-02-05T20:37:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-02-05T20:37:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | ROTEIRO INSTRUCIONAL PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS:UMA PROPOSTA PARA O USO DA WEBQUEST NO ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/203942 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inspiração para este trabalho deve-se a minha trajetória acadêmica. As experiências durante esse período me levaram a perceber a relevância da formação de professores e do uso dos novos recursos midiáticos educacionais. E foi essa inspiração e o encantamento que me levaram a participar do Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Cornélio Procópio (PPGEN). A partir daí, iniciou-se as disciplinas integrantes do PPGEN, com a ideia inicial de uma pesquisa abordando o Ensino de Química com o recurso midiático: WebQuest. Depois de muitas reflexões, conversas e investigações, juntamente com a orientadora, a ideia foi amadurecida e assim iniciou-se a pesquisa. Foi realizado primeiramente uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), a fim de analisar o cenário do processo de ensino e de aprendizagem de Química, em especial o Ensino de Ligações Químicas, formação de professores de Química e WebQuest. Esses levantamentos foram cada vez mais provocando minha vontade em realizar essa pesquisa. O fio condutor dessa caminhada foi a aprendizagem significativa. Essa teoria foi escolhida como suporte da pesquisa para proporcionar a interação metodológica entre o novo conhecimento e o já existente. E a partir dos conhecimentos prévios dos professores a respeito de suas práticas docentes e dos recursos utilizados pelos mesmos, será possível relacionar novos conceitos, como o da WebQuest, a fim de promover ínidicos de mudanças em suas práticas pedagógicas. Nessas discussões e levantamentos surgiu o questionamento que norteia esta pesquisa: de que forma a inserção do recurso midiático educaiconal WebQuest em um Roteiro Instrucional poderá contribuir significativamente para a formação de professores da área de ensino de Ciências? Nesse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um Roteiro Instrucional, como produto educacional desse trabalho, visando orientar professores da área de Química a elaborarem uma WebQuest para o ensino de conceitos científicos. Vale comentar que o produto educacional deste trabalho pode ser utilizado por todas as área da ciência. Este trabalho foi realizado especificamente com professores de Química. Assim, os objetivos específicos que delimitam os caminhos a serem percorridos para responder o questionamento da pesquisa foram: realizar uma pesquisa bibliográfica na literatura referente a teoria da aprendizagem significativa; formação de professores e recursos midiáticos educacionais; investigar o processo de elaboração e aplicação do Roteiro Instrucional incluindo a sistematização da WebQuest para professores de Química e analisar os dados coletados mediante a Análise Textual Discursiva. Considera-se nesse trabalho um Roteiro Instrucional como um meio de organização de várias variáveis utilizadas em um contexto com o objetivo de evidenciar diferentes condições na elaboração do conhecimento que serão determinadas em função das atividades propostas na mesma. Entre as variáveis estão o conceito escolhido; a teoria de aprendizagem; metodologia utilizada; contextualização e forma de apresentação. Nesse sentido, com os recursos apresentados espera-se proporcionar aos envolvidos uma eventual ampliação de seus saberes docentes, mediante a participação e execução nas atividades presentes no Roteiro Instrucional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 970KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Roteiro instrucional. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | WebQuest. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | ROTEIRO INSTRUCIONAL PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O USO DA WEBQUEST NO ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO ( PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUÇÃO TÉCNICA EDUCACIONAL PPGEN-UENP.pdf | 970.53 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/203942/2/PRODUÇÃO TÉCNICA EDUCACIONAL PPGEN-UENP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons