ROTEIRO INSTRUCIONAL PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O USO DA WEBQUEST NO ENSINO DE QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ ( UENP) CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDelamuta, Beatriz Haas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-02-05T20:37:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-02-05T20:37:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-05-
identificador: dc.identifier.otherROTEIRO INSTRUCIONAL PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS:UMA PROPOSTA PARA O USO DA WEBQUEST NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/203942-
Resumo: dc.description.abstractA inspiração para este trabalho deve-se a minha trajetória acadêmica. As experiências durante esse período me levaram a perceber a relevância da formação de professores e do uso dos novos recursos midiáticos educacionais. E foi essa inspiração e o encantamento que me levaram a participar do Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Cornélio Procópio (PPGEN). A partir daí, iniciou-se as disciplinas integrantes do PPGEN, com a ideia inicial de uma pesquisa abordando o Ensino de Química com o recurso midiático: WebQuest. Depois de muitas reflexões, conversas e investigações, juntamente com a orientadora, a ideia foi amadurecida e assim iniciou-se a pesquisa. Foi realizado primeiramente uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), a fim de analisar o cenário do processo de ensino e de aprendizagem de Química, em especial o Ensino de Ligações Químicas, formação de professores de Química e WebQuest. Esses levantamentos foram cada vez mais provocando minha vontade em realizar essa pesquisa. O fio condutor dessa caminhada foi a aprendizagem significativa. Essa teoria foi escolhida como suporte da pesquisa para proporcionar a interação metodológica entre o novo conhecimento e o já existente. E a partir dos conhecimentos prévios dos professores a respeito de suas práticas docentes e dos recursos utilizados pelos mesmos, será possível relacionar novos conceitos, como o da WebQuest, a fim de promover ínidicos de mudanças em suas práticas pedagógicas. Nessas discussões e levantamentos surgiu o questionamento que norteia esta pesquisa: de que forma a inserção do recurso midiático educaiconal WebQuest em um Roteiro Instrucional poderá contribuir significativamente para a formação de professores da área de ensino de Ciências? Nesse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um Roteiro Instrucional, como produto educacional desse trabalho, visando orientar professores da área de Química a elaborarem uma WebQuest para o ensino de conceitos científicos. Vale comentar que o produto educacional deste trabalho pode ser utilizado por todas as área da ciência. Este trabalho foi realizado especificamente com professores de Química. Assim, os objetivos específicos que delimitam os caminhos a serem percorridos para responder o questionamento da pesquisa foram: realizar uma pesquisa bibliográfica na literatura referente a teoria da aprendizagem significativa; formação de professores e recursos midiáticos educacionais; investigar o processo de elaboração e aplicação do Roteiro Instrucional incluindo a sistematização da WebQuest para professores de Química e analisar os dados coletados mediante a Análise Textual Discursiva. Considera-se nesse trabalho um Roteiro Instrucional como um meio de organização de várias variáveis utilizadas em um contexto com o objetivo de evidenciar diferentes condições na elaboração do conhecimento que serão determinadas em função das atividades propostas na mesma. Entre as variáveis estão o conceito escolhido; a teoria de aprendizagem; metodologia utilizada; contextualização e forma de apresentação. Nesse sentido, com os recursos apresentados espera-se proporcionar aos envolvidos uma eventual ampliação de seus saberes docentes, mediante a participação e execução nas atividades presentes no Roteiro Instrucional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent970KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRoteiro instrucional.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectWebQuest.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Título: dc.titleROTEIRO INSTRUCIONAL PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O USO DA WEBQUEST NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO ( PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons