O Ensino de Juros Simples e Compostos à luz da tecnologia do software calc

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Claudia Francisco Pelati-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-02-05T20:36:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-02-05T20:36:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-05-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Juros Simples e Compostos à luz da tecnologia do software calcpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/203922-
Resumo: dc.description.abstractA proposta desta pesquisa surgiu a partir de minhas inquietações docente, na busca por desenvolver ações pedagógicas que utilizem os recursos das tecnologias digitais educacionais voltadas para o ensino da Matemática. Aos docentes, cuja formação acadêmica não contemplou a utilização das tecnologias digitais como práticas de ensino, como é meu caso, foi se impondo naturalmente a necessidade de formação continuada e pesquisas, uma vez que as tecnologias dos softwares se tornaram cada vez mais acessíveis aos alunos, além de se tornarem recursos auxiliadores do processo de ensino. Procurei então contemplar propositalmente os alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública do norte do Estado do Paraná, trabalhando o ensino do conteúdo específico da Matemática Financeira; Juros Simples e Compostos, por meio do software Calc, por considerar a importância e o impacto que o ensino desse conteúdo pode ter em sensibilizar nas pessoas o pensamento crítico em práticas financeiras de consumo e interpretação de dados, contando com o apoio de novos padrões tecnológicos incorporados à sociedade. Isso posto, promover a inserção do software Calc como auxiliador no processo de ensino de Juros Simples e Compostos assim como, buscar por um software adequado ao ensino de algum conteúdo Matemático por meio da metodologia de ensino Mídias Tecnológicas, é mais que um desafio, necessita de pesquisas e práticas de ensino, que considerem o aluno capaz de construir sua aprendizagem, assim como, um professor que instigue nos alunos a inquietação ao novo. As mudanças contemporâneas advindas do constante desenvolvimento da informática envolvem praticamente todas as atividades humanas e essas transformações provocadas pela tecnologia digital nos remetem ao fato de que tanto as pessoas quanto o sistema educacional necessitam acompanhar o progresso tecnológico agregando esse recurso à educação, na busca por melhorar o processo de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, atender as demandas da sociedade. Para tanto, ensinar conteúdos com o auxílio dos recursos que as tecnologias digitais dispõem, como por exemplo, os softwares de planilhas de cálculo, requer que esses conteúdos sejam tratados em um contexto coerente à utilização da tecnologia, com práticas pedagógicas que venham a contribuir com as atividades habituais diárias do aluno, bem como com as que permeiam o mundo do trabalho, para o que, evidentemente, se necessita de infraestrutura adequada. A articulação do ensino da Matemática às tecnologias não representa uma fórmula milagrosa que resolverá todos os problemas de ensino da Matemática, mas não se pode negar que, diante das carências do ensino em nosso país, esse é um método que visa contribuir com o desenvolvimento das competências pessoais e profissionais, requeridas dos alunos e necessárias frente ao desenvolvimento impressionante das tecnologias e sua influência na vida das pessoas. Para tanto, voltado ao desenvolvimento desse trabalho, percebeu-se a necessidade de explorar um processo de ensino e de aprendizagem para o Conteúdo Estruturante: Tratamento da Informação, que contempla entre os conteúdos específicos; a Matemática Financeira, norteada pela metodologia de ensino: Mídias Tecnológicas, que é citada entre as metodologias de ensino da Educação Matemática. Portanto, conteúdos que se aprendem na escola e fazem parte da vida dos alunos é o movimento principal desse trabalho, que considera que a Matemática Financeira, especialmente o ensino de Juros Simples e Compostos, pode ser auxiliado por meio da conciliação desse conteúdo curricular com a Planilha Eletrônica Calc. Com base nessas abordagens, o objetivo é: investigar a viabilidade de ensino de Juros Simples e Composto, utilizando do software Calc, por meio da elaboração de uma Produção Técnica Educacional - Sequência Didática, denominada de “O Ensino de Juros Simples e Compostos à luz da tecnologia do software calc”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent918KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuros Simples e Compostospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanilha Eletrônica Calcpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleO Ensino de Juros Simples e Compostos à luz da tecnologia do software calcpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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