Controle da Temperatura Corpórea dos Animais: construção e aplicação de uma sequência didática para alunos do Ensino Fundamental II

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAbe, Rosa Shizue-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-01-29T18:32:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-01-29T18:32:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-29-
identificador: dc.identifier.otherControle da temperatura corpórea dos animais - uma sequência didática para alunos do Ensino Fundamental IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/203824-
Resumo: dc.description.abstractCom base em nossa experiência como professores de Ciências temos observado que o ensino do conteúdo 'termorregulação animal' se apresenta como um desafio para os professores dessa disciplina, não apenas por concentrar um significativo contingente de vocabulários técnicos, mas, por evidenciar a complexidade dos conteúdos da Fisiologia Animal, impactando em materiais didáticos utilizados na Educação Básica. Expressões como ‘animal de sangue frio’ e ‘animal de sangue quente’ continuam sendo ampla e inapropriadamente aplicadas à termorregulação animal, no âmbito do Ensino de Ciências. Por certo que devemos ponderar sobre a abordagem desse assunto nos livros didáticos de Ciências que podem, em tese, induzir professores de Ciências a uma ação pedagógica incompleta ou inconsistente do assunto. Daí a necessidade de se pensar uma proposta pedagógica que pudesse apresentar de forma mais adequada, e com intencionalidade pedagógica, os pormenores da termorregulação animal, mediante uma leitura crítica da literatura fisiológica (atual) utilizada no Ensino Superior. Nosso propósito, neste empreendimento, não se traduziu em questionar o uso de determinada terminologia bem ou mal aplicada ao ensino de termorregulação animal, mas, evidenciar a ‘confusão’ presente na classificação dos animais quanto à regulação da temperatura corpórea, propondo, a partir de uma sequência didática específica, uma abordagem mais apropriada para o ensino desse assunto. Este material didático está apoiado em teóricos que norteiam a elaboração de sequências didáticas (Zabala) e o processo de transposição didática (Chevallard), além de reflexões a partir de documentos orientadores do Ensino de Ciências. A sequência didática em questão foi inicialmente aplicada a alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de um município da região norte do Estado do Paraná. Na Dissertação que acompanha esta Produção Técnica Educacional (disponível em https://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes) o leitor encontrará detalhes de toda a pesquisa empreendida, desde as revisões bibliográficas até a sistematização e aplicação da referida Sequência Didática. Desejamos a todos(as) uma ótima leitura! Profa. Ma. Rosa Shizue Abept_BR
Tamanho: dc.format.extent5.269 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.docpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução técnica educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTermorregulação animalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleControle da Temperatura Corpórea dos Animais: construção e aplicação de uma sequência didática para alunos do Ensino Fundamental IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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