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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Abe, Rosa Shizue | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-01-29T18:32:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-01-29T18:32:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Controle da temperatura corpórea dos animais - uma sequência didática para alunos do Ensino Fundamental II | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/203824 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Com base em nossa experiência como professores de Ciências temos observado que o ensino do conteúdo 'termorregulação animal' se apresenta como um desafio para os professores dessa disciplina, não apenas por concentrar um significativo contingente de vocabulários técnicos, mas, por evidenciar a complexidade dos conteúdos da Fisiologia Animal, impactando em materiais didáticos utilizados na Educação Básica. Expressões como ‘animal de sangue frio’ e ‘animal de sangue quente’ continuam sendo ampla e inapropriadamente aplicadas à termorregulação animal, no âmbito do Ensino de Ciências. Por certo que devemos ponderar sobre a abordagem desse assunto nos livros didáticos de Ciências que podem, em tese, induzir professores de Ciências a uma ação pedagógica incompleta ou inconsistente do assunto. Daí a necessidade de se pensar uma proposta pedagógica que pudesse apresentar de forma mais adequada, e com intencionalidade pedagógica, os pormenores da termorregulação animal, mediante uma leitura crítica da literatura fisiológica (atual) utilizada no Ensino Superior. Nosso propósito, neste empreendimento, não se traduziu em questionar o uso de determinada terminologia bem ou mal aplicada ao ensino de termorregulação animal, mas, evidenciar a ‘confusão’ presente na classificação dos animais quanto à regulação da temperatura corpórea, propondo, a partir de uma sequência didática específica, uma abordagem mais apropriada para o ensino desse assunto. Este material didático está apoiado em teóricos que norteiam a elaboração de sequências didáticas (Zabala) e o processo de transposição didática (Chevallard), além de reflexões a partir de documentos orientadores do Ensino de Ciências. A sequência didática em questão foi inicialmente aplicada a alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de um município da região norte do Estado do Paraná. Na Dissertação que acompanha esta Produção Técnica Educacional (disponível em https://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes) o leitor encontrará detalhes de toda a pesquisa empreendida, desde as revisões bibliográficas até a sistematização e aplicação da referida Sequência Didática. Desejamos a todos(as) uma ótima leitura! Profa. Ma. Rosa Shizue Abe | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5.269 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | .doc | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção técnica educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Termorregulação animal | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Transposição didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
| Título: dc.title | Controle da Temperatura Corpórea dos Animais: construção e aplicação de uma sequência didática para alunos do Ensino Fundamental II | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
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