Ensino de história, noções de tempo e relações de temporalidade: uma experiência de formação continuada com professores de história de Arroio do Meio/RS.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorForneck, Mara Betina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-18T20:21:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-18T20:21:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de história, noções de tempo e relações de temporalidade: uma experiência de formação continuada com professores de história de Arroio do Meio/RSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/202023-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo relacionar o ensino de História, as noções de tempo e as relações de temporalidade. O estudo aconteceu a partir da experiência de elaboração do curso de formação continuada O Ensino de História, as noções de tempo e as relações de temporalidade e sua aplicação junto aos professores da rede municipal de ensino do município de Arroio do Meio/RS. Pretendeu-se discutir fundamentos teóricos e metodológicos de maneira a correlacionar os temas e qualificar a ação docente no Ensino Básico. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação e análise de materiais produzidos pelos professores participantes e utilizando mecanismos vindos dos estudos etnográficos, como o caderno de campo. Nessa proposta utilizou-se o conceito de Tempo Histórico a partir dos estudos do historiador Reinhart Koselleck e suas contribuições para complexificar o entendimento das relações de temporalidade. A intenção da formação foi possibilitar uma análise das propostas de planejamento dos professores, de maneira a problematizar o conceito de tempo que perpassa a organização das aulas e dos conteúdos escolares. Ao finalizar a aplicação do curso de formação, foi possível observar uma ampliação nos entendimentos dos conceitos de forma a superar o modelo vigente de ensino baseado em uma visão linear e naturalizada de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent96 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeTextopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTempopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Título: dc.titleEnsino de história, noções de tempo e relações de temporalidade: uma experiência de formação continuada com professores de história de Arroio do Meio/RS.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos