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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Forneck, Mara Betina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-18T20:21:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-18T20:21:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de história, noções de tempo e relações de temporalidade: uma experiência de formação continuada com professores de história de Arroio do Meio/RS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/202023 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo relacionar o ensino de História, as noções de tempo e as relações de temporalidade. O estudo aconteceu a partir da experiência de elaboração do curso de formação continuada O Ensino de História, as noções de tempo e as relações de temporalidade e sua aplicação junto aos professores da rede municipal de ensino do município de Arroio do Meio/RS. Pretendeu-se discutir fundamentos teóricos e metodológicos de maneira a correlacionar os temas e qualificar a ação docente no Ensino Básico. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação e análise de materiais produzidos pelos professores participantes e utilizando mecanismos vindos dos estudos etnográficos, como o caderno de campo. Nessa proposta utilizou-se o conceito de Tempo Histórico a partir dos estudos do historiador Reinhart Koselleck e suas contribuições para complexificar o entendimento das relações de temporalidade. A intenção da formação foi possibilitar uma análise das propostas de planejamento dos professores, de maneira a problematizar o conceito de tempo que perpassa a organização das aulas e dos conteúdos escolares. Ao finalizar a aplicação do curso de formação, foi possível observar uma ampliação nos entendimentos dos conceitos de forma a superar o modelo vigente de ensino baseado em uma visão linear e naturalizada de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 96 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Texto | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de história, noções de tempo e relações de temporalidade: uma experiência de formação continuada com professores de história de Arroio do Meio/RS. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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