Povos das Águas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Edvania-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Filho, Francisco-
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcante, Luciana-
Autor(es): dc.contributor.authorPinheiro, Aurea-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Rita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-13T00:17:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-13T00:17:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherCartilha povos das Águaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/177982-
Resumo: dc.description.abstractFalar sobre água é sempre um desafio, pois é com ela e por ela que a vida se entrelaça. A cartilha Povos das Águas apresenta-se como recurso pedagógico que contribui com as reflexões sobre educação, água e cidadania. Essa cartilha se destina à Educação Básica e foi elaborada em parceria com as escolas públicas do Estado do Piauí, no município de Ilha Grande. O Governo Federal do Brasil, através da parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tornou este documento uma realidade. Essa cartilha tem como objetivo promover a Educação Ambiental, refletindo sobre os usos e cuidados com a água e as relações que estabelecemos com o Rio Parnaíba e seus afluentes, que desembocam e constituem o Delta, ecossistema rico em biodiversidade, conhecido como Delta do Parnaíba, na região do Meio Norte do Estado do Piauí. Foi no município de Ilha Grande, através das escolas Jonas Correia e Marocas Lima que o projeto “Educação, Água e Cidadania” foi desenvolvido, com a contribuição de estudantes e de professores em diversas atividades, durante o período de 2015 a 2017. A cartilha resgata a importância de estudar o tema água nas escolas pelo viés da interdisciplinaridade, relacionando-o ao contexto social, econômico e político, aos saberes populares, com atividades de expressão da linguagem, atividades artísticas e culturais. A sociedade contemporânea incentiva o consumo e, portanto, produz uma cultura fortalecida pela exploração ilimitada de toda riqueza. É preciso repensar a sociedade e seu modo de organização, renovar as relações humanas com o contexto ambiental, estimulando uma cultura que valorize a coletividade e o respeito à vida. Para a concretização de uma formação crítica ambiental sugerimos como princípio teórico-metodológico a Pedagogia Dialógica proposta por Paulo Freire, que centraliza a prática educativa no diálogo e na valorização dos saberes populares presentes nas comunidades. Propomos a adoção de uma postura metodológica que busca os centros de interesses do grupo, valorizando o contexto local e as práticas e aprendizagens significativas. Portanto, sugerimos, para desencadear a consciência crítica, uma Educação Ambiental Popular, pois valoriza o saber das pessoas, para, a partir desses saberes, estabelecer relações com o conhecimento científico. Assim, é com muita alegria que encaminhamos a Cartilha Povos das Águas às Escolas, aos Movimentos Sociais, às Associações, às Organizações Não-Governamentais, a todos àqueles que desejam promover a Educação Ambiental e colaborar para o desenvolvimento de novas relações com a Natureza.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.185KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Acrobatpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectáguaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpovospt_BR
Título: dc.titlePovos das Águaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePatrimônio, Turismo e Sustentabilidadept_BR
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