Desenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarização

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPRIVATTI, Rafael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-08-07T19:59:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-08-07T19:59:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherDesenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarizaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174883-
Resumo: dc.description.abstractO letramento em língua portuguesa nas séries inciais do ensino fundamental é objeto de reflexão de inúmeros pesquisadores, especialmente pelo lugar basilar que a escrita e a leitura ocupam no processo de escolarização. Contudo, na perspectiva de uma leitura que ultrapassa os limites do texto escrito, estendendo-se à uma leitura do mundo, o letramento em história, simultâneo ao letramento em língua portuguesa, apresenta-se igualmente fundamental no processo de construção de sujeitos solidários e cidadãos, conscientes de seus lugares no mundo. Nesse sentido, buscou-se desenvolver metodologia ancorada no uso de desenhos animados nas séries iniciais para o letramento em Língua Portuguesa e em História. Os desenhos animados são linguagens imagéticas familiares e recorrentes para parte considerável dos educandos de todo o ensino fundamental. Os materiais (desenhos animados e materiais de apoio) foram produzidos em DVD e também estãodisponíveis no site YouTube (Canal Animações Revolução), com ampla e total liberdade aos espectadores para significá-los e resignificá-los. Os desenhos animados possuem três matrizes temáticas: as Histórias e Culturas Afro-Brasileiras, as Histórias e Culturas da África e as Histórias e Culturas dos Povos Indígenas Brasileiros, todas presentes na Lei 11645/2008. Os contatos dos educandos, em seus primeiros anos de escolarização, com temáticas da História numa perspectiva crítica constituem estratégias eficientes no processo de formação de consciências históricas plurais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1573 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectletramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectindígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectafricanos;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectafro-brasileirospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdesenhos animadospt_BR
Título: dc.titleDesenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarizaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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