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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PRIVATTI, Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-08-07T19:59:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-08-07T19:59:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Desenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarização | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174883 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O letramento em língua portuguesa nas séries inciais do ensino fundamental é objeto de reflexão de inúmeros pesquisadores, especialmente pelo lugar basilar que a escrita e a leitura ocupam no processo de escolarização. Contudo, na perspectiva de uma leitura que ultrapassa os limites do texto escrito, estendendo-se à uma leitura do mundo, o letramento em história, simultâneo ao letramento em língua portuguesa, apresenta-se igualmente fundamental no processo de construção de sujeitos solidários e cidadãos, conscientes de seus lugares no mundo. Nesse sentido, buscou-se desenvolver metodologia ancorada no uso de desenhos animados nas séries iniciais para o letramento em Língua Portuguesa e em História. Os desenhos animados são linguagens imagéticas familiares e recorrentes para parte considerável dos educandos de todo o ensino fundamental. Os materiais (desenhos animados e materiais de apoio) foram produzidos em DVD e também estãodisponíveis no site YouTube (Canal Animações Revolução), com ampla e total liberdade aos espectadores para significá-los e resignificá-los. Os desenhos animados possuem três matrizes temáticas: as Histórias e Culturas Afro-Brasileiras, as Histórias e Culturas da África e as Histórias e Culturas dos Povos Indígenas Brasileiros, todas presentes na Lei 11645/2008. Os contatos dos educandos, em seus primeiros anos de escolarização, com temáticas da História numa perspectiva crítica constituem estratégias eficientes no processo de formação de consciências históricas plurais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1573 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | indígenas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | africanos; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | afro-brasileiros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | desenhos animados | pt_BR |
Título: dc.title | Desenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarização | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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