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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nazário, Lorraine Janis Vieira dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-08-04T16:41:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-08-04T16:41:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A lei e os livros: transformações na produção didática de História após a Lei 10.639/03 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174845 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Resultado da luta histórica do movimento social negro, a Lei 10.639/03 promoveu a inclusão da temática africana e afro-brasileira no ensino de História e, por conseguinte, na narrativa didática. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo compreender as transformações ocorridas no currículo e, especialmente, nos livros didáticos de História a partir da incorporação da lei no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2011. No caso do conhecimento histórico escolar, a indução provocada pela lei e pelas Diretrizes Curriculares (2004), estabelece que se prova uma imagem positiva do negro na narrativa histórica, ressaltando o protagonismo na construção da nação em seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Tendo como pressuposto o esforço das editoras em adequar as obras à obrigatoriedade da legislação, procuramos fazer uma análise comparativa de duas coleções aprovadas no PNLD de 2011 e 2014, investigando a forma como é realizada a representação do negro nesses livros. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 398kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático. Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | A lei e os livros: transformações na produção didática de História após a Lei 10.639/03 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertacao Lorraine Jamis.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UERJ, 2016 | 397,36 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174845/2/Dissertacao Lorraine Jamis.pdfDownload |
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