Os PCN e o lugar da tradição: tensões sobre o currículo de História

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Carine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-08-04T15:55:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-08-04T15:55:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherOs PCN e o lugar da tradição: tensões sobre o currículo de História. 2016.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174842-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais relativos à disciplina História para o ensino fundamental no que tange a sua prescrição quanto à concepção de História e processos de transmissão/aprendizagem do conhecimento escolar. Pretende-se investigar os significados políticos e sociais desse documento que veio a público com um caráter de norteador para o ensino de História da educação básica nos anos de 1990, elaborado por professores das Universidades e assessores no âmbito do Ministério da Educação. Busca-se identificar a ambiência política que possibilitou a área do Ensino de História a propor uma organização temática do currículo de História. A partir do diálogo com autores do campo do currículo e da história das disciplinas escolares, foi realizado o levantamento de debates que permearam a proposição de tal documento para o ensino da história escolar no ensino fundamental, tema que tem sido objeto de investigações em dissertações, teses e artigos acadêmicos publicados nos últimos anos. Verifica-se que a partir dos anos de 1980, com os processos de reconfiguração disciplinar da história, que possibilita a introdução de novos temas, problemas e objetos, uma tendência se institucionaliza à medida que torna-se um documento de referência aos professores de História no ano de 1998.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent619kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPCNpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória por eixos temáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo de concepção cronológicapt_BR
Título: dc.titleOs PCN e o lugar da tradição: tensões sobre o currículo de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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