Interação verbal com fontes: letramento(s) no ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo de, Claudia Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-08-04T16:12:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-08-04T16:12:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherInteração verbal com fontes: letramento(s) no ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174827-
Resumo: dc.description.abstractAs habilidades de leitura e escrita dos alunos são frequentemente apontadas como fator fundamental por trás das estatísticas de fracasso escolar. Contudo, apesar do não questionado papel que o letramento exerce no favorecimento do aprendizado das disciplinas escolares, o aperfeiçoamento dos níveis de letramento tende a ser associado às aulas de ensino da língua. O presente trabalho objetiva refletir sobre as práticas de letramento que ocorrem no âmbito da sala de aula de história bem como investigar os possíveis efeitos da interação dos alunos com fontes históricas sobre o aprendizado da disciplina. Acreditamos que o modelo de prática de letramento adotado na aula de história reflete uma certa compreensão do que significa aprendizado histórico e que, para mudar esta concepção, as práticas de letramento também devem mudar. Também acreditamos que utilizar fontes históricas como recurso pedagógico pode funcionar como estratégia para promover diferentes tipos de letramento. Por um lado, dada a própria definição de fonte, estes documentos se apresentam em várias formas (textos escritos, imagens, fotos, objetos, mapas etc.), oferecendo aos alunos oportunidade para lidar com diferentes modos de produção de sentido, habilidade que vem se tornando cada dia mais importante devido à proliferação de textos multimodais, especialmente nos ambientes web. Por outro lado, o uso de tais documentos também possibilita aos alunos compreender melhor a produção de conhecimento histórico. Consequentemente, é possível integrá-los a atividades que visem desenvolver multiletramentos assim como letramento histórico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5285kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramento.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFontes históricaspt_BR
Título: dc.titleInteração verbal com fontes: letramento(s) no ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons