
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Aurelio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-08-04T15:52:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-08-04T15:52:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| identificador: dc.identifier.other | As concepções de Ensino de História e a Consciência Histórica. Um estudo com alunos do 3º ano do Ensino Médio Regular. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174824 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo dessa investigação didático-histórica com estudantes do terceiro ano do ensino médio regular é refletir sobre o que os estudantes pensam sobre o ensino de História - suas ideias, conceitos, significados, representações, opiniões, gostos e confianças -, seus objetivos e relações com a vida prática. Para tanto, foram estabelecidos diálogos com as contribuições advindas da Teoria da História, aliada aos pressupostos da Didática da História e o conceito de consciência histórica elaborados por Jörn Rüsen. Os dados foram coletados através de instrumentos de investigação composto por um conjunto de questões envolvendo significado, interesse, agrado, confiança, temporalidade, experiência na sala de aula e vida prática. Ao examinar cada questão e suas respostas, foi possível perceber uma multiplicidade de interpretações dos alunos sobre a História, bem como identificar as relações que eles estabelecem com o ensino e a aprendizagem da História e de como estabelecem relação entre o passado e o presente; ou seja, se entendem que os acontecimentos do passado geraram consequências no presente ou podem ajudá-los na orientação de decisões e na resolução de problemas impostos pela vida atual. Os resultados apontam para a necessidade de entender como os saberes históricos escolares atuam na geração de sentido histórico dos estudantes indicando que a História, longe de ser uma “simples matéria escolar” ou um “amontoado de coisas sem sentido”, é, para os alunos, uma disciplina escolar que deve ser valorizada, pois possibilita a interpretação e compreensão da realidade, do presente e da vida pessoal como parte das mudanças que ocorrem na sociedade e também contribui para a orientação das ações humanas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.977kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Consciência histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
| Título: dc.title | As concepções de ensino de História e a consciência histórica. Um estudo com alunos do 3º ano do Ensino Médio Regular | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertacao Aurelio Fernandes.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174824/2/Dissertacao Aurelio Fernandes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons