A narrativa como ensaio para aprendizagem da História: arte e ficção na constituição do tempo e de si

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-08-04T15:42:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-08-04T15:42:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherA narrativa como ensaio para aprendizagem da História: arte e ficção na constituição do tempo e de sipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174822-
Resumo: dc.description.abstractA discussão a respeito das semelhanças e diferenças entre as narrativas histórica e ficcional é longa. Orientado pela noção de consciência histórica trazida por Jörn Rüsen e a relação entre o tempo e a narrativa de Paul Ricoeur, o presente trabalho procura discutir a conveniência de promover o intercâmbio entre ciência e ficção no âmbito das práticas de ensino de História. Argumentando a partir de reflexões teóricas seguidas por experimentos realizados com estudantes das séries finais do ensino fundamental, este trabalho busca na intersecção entre literatura e História um meio de proporcionar o contato entre saberes escolares e não-escolares em proveito do amadurecimento da competência narrativa. Procurando articular as mais recentes discussões no campo da Didática da História e do ensino de História, este estudo é destinado aos docentes da educação básica, buscando oferecer-lhes uma referência a mais para refletir acerca da abordagem e do método que empregam na sua prática educativa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetência narrativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImaginação históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Título: dc.titleA narrativa como ensaio para aprendizagem da História: arte e ficção na constituição do tempo e de sipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação Alexandre Barbosa.pdfDissertação em Ensino de História - Profhistória - UERJ, 20163,21 MBAdobe PDF/bitstream/capes/174822/2/Dissertação Alexandre Barbosa.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons