Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARCOLIN, Samuel Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | WOLFF, Cristina Scheibe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-08-02T17:15:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-08-02T17:15:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Samuel Marcolin | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174783 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de história. A Pesquisa foi desenvolvida junto a um núcleo de jovens e adultos no município de Florianópolis, no ano letivo de 2015, com o objetivo de traçar as possibilidades do ensino de história a partir das narrativas e memórias da/os estudantes. Este trabalho buscou desenvolver uma ação educativa levando em consideração a pesquisa como princípio educativo, modelo de educação que estrutura a educação de jovens e adultos do ensino fundamental no município de Florianópolis. As narrativas das memórias desta/es estudantes foram mobilizadas a partir de entrevistas que foram posteriormente problematizadas individual e coletivamente. O objetivo desta ação foi desenvolver , a partir desta problematização, uma pesquisa junto aos estudantes da EJA. O trabalho de pesquisa junto aos estudantes seguiu o modelo de educação estabelecido pela EJA no município. Durante este processo, as entrevistas da/os estudantes foram transcritas e problematizadas, visando ao final, a criação de uma problemática coletiva que respeitasse os interesses individuais, que foram levantados a partir das narrativas de suas memórias. Após esta ação, uma pesquisa coletiva foi desenvolvida junto aos estudantes, que seguiu a estrutura de etapas desenvolvidas pelo modelo de educação da EJA em Florianópolis e buscou abrir espaço para as singularidades do ensino de história neste contexto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 562 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História de vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | ESCRITAS DE SI: MEMÓRIAS E NARRATIVAS HISTÓRICAS DE ESTUDANTES DA EJA FLORIANÓPOLIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Final Biblio Formato A5 SAMUEL MARCOLIN.pdf | Esse trabalho é o resultado da dissertação de Samuel Pereira Marcolin, a partir de experiência docente com estudantes da Educação de Jovens e Adultons- EJA- de Florianópolis | 561.93 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174783/1/Dissertação Final Biblio Formato A5 SAMUEL MARCOLIN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: