ESCRITAS DE SI: MEMÓRIAS E NARRATIVAS HISTÓRICAS DE ESTUDANTES DA EJA FLORIANÓPOLIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARCOLIN, Samuel Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorWOLFF, Cristina Scheibe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-08-02T17:15:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-08-02T17:15:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Samuel Marcolinpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174783-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de história. A Pesquisa foi desenvolvida junto a um núcleo de jovens e adultos no município de Florianópolis, no ano letivo de 2015, com o objetivo de traçar as possibilidades do ensino de história a partir das narrativas e memórias da/os estudantes. Este trabalho buscou desenvolver uma ação educativa levando em consideração a pesquisa como princípio educativo, modelo de educação que estrutura a educação de jovens e adultos do ensino fundamental no município de Florianópolis. As narrativas das memórias desta/es estudantes foram mobilizadas a partir de entrevistas que foram posteriormente problematizadas individual e coletivamente. O objetivo desta ação foi desenvolver , a partir desta problematização, uma pesquisa junto aos estudantes da EJA. O trabalho de pesquisa junto aos estudantes seguiu o modelo de educação estabelecido pela EJA no município. Durante este processo, as entrevistas da/os estudantes foram transcritas e problematizadas, visando ao final, a criação de uma problemática coletiva que respeitasse os interesses individuais, que foram levantados a partir das narrativas de suas memórias. Após esta ação, uma pesquisa coletiva foi desenvolvida junto aos estudantes, que seguiu a estrutura de etapas desenvolvidas pelo modelo de educação da EJA em Florianópolis e buscou abrir espaço para as singularidades do ensino de história neste contexto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent562 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória de vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleESCRITAS DE SI: MEMÓRIAS E NARRATIVAS HISTÓRICAS DE ESTUDANTES DA EJA FLORIANÓPOLISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação Final Biblio Formato A5 SAMUEL MARCOLIN.pdfEsse trabalho é o resultado da dissertação de Samuel Pereira Marcolin, a partir de experiência docente com estudantes da Educação de Jovens e Adultons- EJA- de Florianópolis561,93 kBAdobe PDF/bitstream/capes/174783/1/Dissertação Final Biblio Formato A5 SAMUEL MARCOLIN.pdfDownload